Google apagará os backups do Android se não usares o Smartphone

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

Por backup entenda-se a cópia de segurança automática e por "apagar os backups do Android" entenda-se o período superior a dois meses, a partir do qual o Google apagará as cópias de segurança automática dos seus servidores. Acima de tudo, calma, os dados do teu smartphone Android não vão desaparecer.

Vê ainda: Edward Snowden revela a sua opinião sobre o Face ID da Apple

Trata-se de uma política da Google pouco conhecida mas a gigante tecnológica costuma fazer backups periódicos do teu dispositivo Android, seja ele smartphone ou tablet, armazenando posteriormente estes dados nos seus servidores da Drive.

A situação teve origem quando um utilizador do Reddit acabou por devolver o seu Google Nexus 6P após algum uso até encontrar um Android capaz de atender a todas as suas exigências tendo entretanto utilizado um dispositivo iOS, um iPhone.

As regras da Google para os backups do Android

Com dezenas de novos Android's prestes a chegar ao mercado, até um novo Googleaqui, na página oficial com as regras deste serviço de armazenamento.

Note-se ainda que o Google apresentará uma mensagem ao utilizador quando este não usa o seu smartphone há pelo menos duas semanas que os dados dos backups poderão ser eliminados ao fim de mais seis semanas, totalizando assim um período de 2 meses (8 semanas).

Mais ainda, o mesmo regime é aplicável às copias de segurança (backups) do teu computador, algo que deverás ter em mente ao utilizar o novo serviço Backup & Restore da gigante tecnológica.

O mesmo destino é dado aos backups de um smartphone iOS

Relembro também que os backups armazenados na iCloud da Apple também são eliminados se o dispositivo iOS não for utilizado durante um certo período de tempo. Trata-se de uma política de gestão de espaço transversal a qualquer marca ou construtora.

De acordo com os YouTube onde terás também as nossas LiveCasts e os nossos PodCasts semanais.

Esperamos que desta forma o alarmismo inicial seja atenuado com esta verificação das fontes de informação. Seja Android ou iOS, se não utilizares o teu smartphone durante um certo período de tempo os teus backups serão eliminados.

E tu, já alguma vez tiveste uma situação semelhante em que querias voltar a utilizar um dispositivo e descobriste que os teus backups tinham sido eliminados? Deixa-nos a tua resposta abaixo, nos comentários.

Outros assuntos relevantes:

Pixel 2 já tem data de apresentação marcada!

iPhone? Qual?

d Oreo

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.