Home Android

Google apagará os backups do Android se não usares o Smartphone

Se não utilizares o teu smartphone por mais de dois meses a Google eliminará os backups efetuados ao teu Android. Não há razão para alarme, os detalhes aqui, na tua 4gnews:

Android Google smartphone backups
Calma, o teu smartphone não perderá as suas cópias de segurança nos servidores do serviço Google Drive – Crédito da imagem : megebyte.com


Por backup entenda-se a cópia de segurança automática e por “apagar os backups do Android” entenda-se o período superior a dois meses, a partir do qual o Google apagará as cópias de segurança automática dos seus servidores. Acima de tudo, calma, os dados do teu smartphone Android não vão desaparecer.

Vê ainda: Edward Snowden revela a sua opinião sobre o Face ID da Apple

Trata-se de uma política da Google pouco conhecida mas a gigante tecnológica costuma fazer backups periódicos do teu dispositivo Android, seja ele smartphone ou tablet, armazenando posteriormente estes dados nos seus servidores da Drive.

A situação teve origem quando um utilizador do Reddit acabou por devolver o seu Google Nexus 6P após algum uso até encontrar um Android capaz de atender a todas as suas exigências tendo entretanto utilizado um dispositivo iOS, um iPhone.

As regras da Google para os backups do Android

Com dezenas de novos Android’s prestes a chegar ao mercado, até um novo Google Pixel 2, o plano seria voltar para o smartphone Android e restaurar os dados de utilização gerados durante o uso do Nexus 6P.

Estes dados estavam armazenados na Google Drive, na pasta de Cópias de Segurança ou backups. Lá estavam guardados os seus dados pessoais, palavras-passe, contas, Apps e muitas outras informações.

O utilizador não se apercebeu, infelizmente, que a Google apaga os backups de um smartphone Android que não é utilizado durante dois ou mais meses. Tal como pode ser consultado aqui, na página oficial com as regras deste serviço de armazenamento.

Android Google smartphone backup 1
A gigante tecnológica notifica os seus utilizadores de que os backups poderão ser eliminados se nenhuma acção for tomada

Note-se ainda que o Google apresentará uma mensagem ao utilizador quando este não usa o seu smartphone há pelo menos duas semanas que os dados dos backups poderão ser eliminados ao fim de mais seis semanas, totalizando assim um período de 2 meses (8 semanas).

Mais ainda, o mesmo regime é aplicável às copias de segurança (backups) do teu computador, algo que deverás ter em mente ao utilizar o novo serviço Backup & Restore da gigante tecnológica.

O mesmo destino é dado aos backups de um smartphone iOS

Relembro também que os backups armazenados na iCloud da Apple também são eliminados se o dispositivo iOS não for utilizado durante um certo período de tempo. Trata-se de uma política de gestão de espaço transversal a qualquer marca ou construtora.

De acordo com os termos de serviço da Apple também esta eliminará as configurações de um dispositivo como as suas características, vídeos, foto, documentos, mensagens (iMessage, SMS, e MMS), tons de toque, dados das aplicações incluíndo informações de saúde, dados de localização e a organização do ecrã inicial.

Para mais informações sobre a esta marca e tudo o que é tecnologia falada em português segue a 4gnews. Acompanha-nos no Facebook, Instagram e claro, no YouTube onde terás também as nossas LiveCasts e os nossos PodCasts semanais.

Esperamos que desta forma o alarmismo inicial seja atenuado com esta verificação das fontes de informação. Seja Android ou iOS, se não utilizares o teu smartphone durante um certo período de tempo os teus backups serão eliminados.

E tu, já alguma vez tiveste uma situação semelhante em que querias voltar a utilizar um dispositivo e descobriste que os teus backups tinham sido eliminados? Deixa-nos a tua resposta abaixo, nos comentários.

Outros assuntos relevantes:

É oficial! Google Pixel 2 já tem data de apresentação marcada!

Sondagem – Tencionas comprar um dos novos Apple iPhone? Qual?

Motorola revela lista oficial com os Moto convocados para o Android Oreo

Viareddit
Fontesupport.google.
Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).