A Google está comprometida em melhorar a segurança de todos os que usam um smartphone Android todos os dias. Nesse sentido, a tecnológica aproveitou a Google I/O para anunciar um conjunto de novas funções que não estão associadas ao Android 15.
Ou seja, as novidades que falaremos a seguir não dependerão da nova versão do sistema operativo. Estas serão disponibilizadas através dos serviços Google Play para que todos possam usufruir das suas vantagens.
Bloqueio de deteção de roubo
Esta é uma das novas funções a chegar ao Android potenciadas pelos algoritmos de Inteligência Artificial (IA) da Google. Na prática, a IA irá perceber se alguém roubar o smartphone da tua mão e tentar fugir com ele.
Se um movimento associado a esta prática for detetado, o ecrã do smartphone será automaticamente bloqueado. O objetivo é manter os ladrões longe das tuas informações.
Bloqueio de dispositivo off-line
Outra das novidades anunciadas pela Google é o bloqueio de dispositivo offline. Tal como já deves imaginar, trata-se de um recurso que permitirá bloquear um smartphone Android mesmo que este esteja desligado da rede.
Tal novidade será aplicada quando alguém tentar desconectar o teu smartphone da rede durante longos períodos. O Android será ainda capaz de reconhecer outros sinais de roubo, como demasiadas tentativas falhadas de desbloqueio.
Esta e o Bloqueio de deteção de roubo estarão disponíveis para todos os smartphones com Android 10 e acima. Chegarão através de uma atualização para os Google Play Services ainda este ano.
Bloqueio remoto
Através do Find my Device já é possível bloquear remotamente um smartphone Android. Contudo, a Google irá melhorar este recurso, permitindo que o mesmo possa ser feito com o teu número de telefone ou um pequeno desafio de segurança.
Isto dar-te-á mais tempo para recuperar informação importante do teu equipamento e até fazer uma reposição de fábrica remotamente para apagar todos os teus dados. Esta novidade chegará através de uma atualização para os Google Play Services ainda este ano.
Deteção de ameaças em tempo real do Google Play Protect
A Google refere que o Play Protect analisa mais de 200 mil milhões de apps diariamente. Ainda assim, ela pretende elevar a fasquia ao implementar uma ferramenta de Inteligência Artificial que será uma pesquisa em tempo real por ameaças de malware.
Esta ferramenta fará uma análise comportamental a algumas aplicações em busca de interações entre apps e uso de permissões sensíveis. Em caso afirmativo, ela fará uma revisão adicional e alertará os utilizadores caso encontre atividade suspeita.
Esta verificação será feita no dispositivo para assegurar a privacidade dos utilizadores. Chegará a smartphones das marcas Pixel, Oppo, Honor, Lenovo, OnePlus, Nothing e outras ainda este ano
Google Maps com conteúdo em Realidade Aumentada
Os utilizadores do Google Maps ficarão contentes em saber que terão um novo método para explorar novos locais. Em breve, poderão fazê-lo através da Realidade Aumentada, o que lhe confere um maior sentimento de imersão.
A Google quer, com esta novidade, que os utilizadores aprendam mais sobre uma localização. Ela refere ainda que esta ferramenta estabelece as bases para o seu dispositivo de Realidade Mista em desenvolvimento em parceria com a Qualcomm.