Google removeu discretamente o Android Wear da Google Play Store

Rui Bacelar
Android Wear Google Play Store
Subitamente...

No rescaldo da apresentação dos seus novos equipamentos a Google operou uma mudança na sua loja oficial. Toda a secção Android Wear desapareceu misteriosamente da Google Play Store mas felizmente já sabemos o porquê.

Vê ainda: Google Play Store com 21 Apps temporariamente gratuitas para Android

A empresa apresentou no passado dia 4 de outubro os seus novos dispositivos Home (Max e Mini) e quase passariam despercebidos ao lado dos óculos DayDream View 2017 e já para nem falar do Clips e do novo Pixelbook ou até dos novos smartphones da linha Pixel e os seus Pixel Buds.

Android Wear desapareceu da Google Play Store

As novidades foram muitas mas, perante tantos anúncios, algo quase nos passava despercebido...a súbita omissão de todos os Android Wear à venda na loja oficial nesta que agora também é uma construtura de dispositivos em nome próprio.

Android Wear Google Play Store
Felizmente há uma boa razão para este desaparecimento

Note-se que durante o seu último evento de apresentação não vimos nenhum novo dispositivo com o sistema operativo Android Wear, nada de novos relógios ou pulseiras inteligentes. Atualmente tínhamos os LG Watch Style e LG Watch Sport como exemplares únicos na loja oficial da gigante de Mountain View, tínhamos...

Agora, quem quiser comprar um destes relógios inteligentes da construtora sul-coreana deparar-se-á com uma página de indisponível frustrando assim as suas expectativas.

Não há forma de adquirir estes equipamentos com Android Wear a partir desta plataforma. Note-se que estes wearables não estão fora de stock, eles não voltarão a ser comercializados pela Google, ponto final.

Há uma boa razão para esta omissão da Google Play Store

Entretanto já sabemos o porquê de tal decisão! Segundo um colaborador da Google, em declarações à 9to5google, ficamos a saber o que já vínhamos a pressentir nos passados meses.

A partir de agora, na sua loja oficial a gigante tecnológica só comercializará dispositivos "Made by Google". Daqui em diante este será o rumo tomado pela gigante tecnológica que agora produz hardware e não só software.

Em suma, uma vez que a Google não produz atualmente nenhum relógio inteligente, também não venderá nenhum smartwatch a partir da sua loja oficial.

Está mais do que claro que alguém não gosta de concorrência e, apesar de disponibilizar o seu software e sistema operativo Android e Android Wear a toda e qualquer construtora, agora que também ela produz dispositivos em nome próprio as "regras do jogo" serão outras.

Para mais informações sobre a esta marca e tudo o que é tecnologia falada em português segue a 4gnews. Acompanha-nos no Facebook, Instagram e claro, no YouTube onde terás também as nossas LiveCasts semanais.

Caso estejam interessados nestes LG Watch Style e LG Watch Sport ambos os dispositivos continuam à venda noutras lojas e pontos de venda online como por exemplo a Amazon.

Outros assuntos relevantes:

OnePlus 5 recebe agora a OxygenOS 4.5.12 com correções de erros

Samsung Galaxy J5 Prime começa a receber o Android Nougat 7.0

Votações no Instagram – Cuidado, o voto é tudo menos secreto!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.