Google Android "Reply" prepara-se para chegar ao WhatsApp e não só

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

A Google lançou o "smart Reply" há já algum tempo e aos poucos vem implementado a funcionalidade nas suas aplicações. Novas informações referem que a empresa de Mountain View está a preparar uma investida da tecnologia em novas apps. Descreve-se como exemplo o WhatsApp, Messenger, Skype ou até Twitter.

Se utilizas "mensagens Android" ou o Gmail, certamente já viste estas "smart Reply" algures. A funcionalidade dá a possibilidade ao utilizador de responder de uma forma rápida com frases que se enquadram na conversa.

Vê ainda: Podcast 186: Influenciadores digitais, redes sociais e as tendências para 2018

De forma a criar esta tecnologia, a Google criou um algoritmo que consegue identificar palavras-chave na mensagem e indicar uma resposta rápida. Imagina que te mando uma mensagem a dizer: " Vamos beber um copo na quinta-feira à noite?". A Google identifica se tens algo no calendário e caso estejas livre dá-te a possibilidade de resposta como "Quinta está ok para mim, combinado" (ou algo do género).

Esta funcionalidade, como referi, só está disponível para aplicações Google, porém, a empresa americana quer trazer a funcionalidade para aplicações de mensagens na Google Play Store.

Smart Reply da Google chegará em breve ao WhatsApp e Messenger no Android

Ainda não há datas para a chegada da tecnologia às aplicações acima descritas, porém, a marca americana não se costuma demorar para nos dar funcionalidades nos equipamentos com o sistema Android.

Depois da funcionalidade estar disponível, é possível que os desenvolvedores das aplicações tenham de atualizar as suas apps de forma a que o serviço funcione corretamente.

Foi referido ainda que a integração trará possibilidades relevantes às aplicações. Imagina que estás a conduzir e recebes uma mensagem via WhatsApp ou Messenger. O smartphone automaticamente detectaria a tua presença ao volante, silenciaria a notificação e enviaria uma mensagem automática a indicar "estou a conduzir, respondo-te quando chegar ao destino", ou algo parecido.

Claro que isto também nos leva a pensar como é que o smartphone saberia que és tu que estás a conduzir e não o passageiro. Parece que vamos ter que esperar até perceber quais os planos da Google.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Samsung Galaxy S9, Nokia 9 e WIKO. O que esperar da MWC 2018?

Um olhar detalhado: FIFA 18 – Uma epopeia do desastre

Samsung Galaxy S9 Plus revelado no AnTuTu com bruta pontuação

Via

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.