Google. Android Q vai trazer o multi-window que sempre desejámos

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 1 min.

Ao longo dos últimos anos, com o considerável aumentar de dimensão dos ecrãs nos smartphones Android, o modo multi-window (multi-janela) tornou-se cada vez mais popular.

Depois de grandes melhorias desde a sua implementação, surgem agora novas informações que indicam a chegada da funcionalidade que sempre desejámos. Ao que tudo indica com a chegada do Android Q, vão surgir também grandes novidades.

Vê ainda: Google Play Store: Confirma o email porque a Google está a dar dinheiro

Durante a Android Dev Summit deste ano, a Google revelou os avanços realizados no seu sistema operativo especificamente criados para os smartphones dobráveis. Ao que parece, algumas destas funcionalidades irão encontrar caminho para os restantes smartphones.

Até agora, o modo multi-window permite que duas aplicações sejam apresentadas num único ecrã em simultâneo. No entanto, não é possível que ambas estejam ativas ao mesmo tempo.

Android Q vai trazer grandes novidades para os smartphones Android com novo modo multi-window

Ou seja, se estiveres a utilizar o YouTube em simultâneo, assim que ativares a janela do WhatsApp, o vídeo no YouTube irá ficar em pausa. É claro que neste exemplo específico tens sempre a alternativa do modo "picture-in-picture".

Por isso, com a chegada dos smartphones dobráveis, a Google teve de re-imaginar o sistema operativo. De forma a acomodar da melhor forma este novo tipo de smartphones. Nesta nova versão modificada, o sistema vai precisar de ter a capacidade de lidar com múltiplos ecrãs e também com a possibilidade de "dividir" um ecrã em dois (quando o smartphone está dobrado).

Assim, este tipo de funcionalidade vai obrigar a que o sistema seja capaz de correr duas aplicações em simultâneo, no mesmo ecrã. É exatamente esta funcionalidade que esperamos ver implementada nos restantes smartphones, com a chegada do Android Q.

Por fim, estas novas implementações poderão uma vez mais alterar a forma como utilizamos os nossos smartphones. Especialmente para os que colocam à disposição ecrãs de grandes dimensões.

Editores 4gnews recomendam:

Samsung Galaxy S10 gravará vídeos em 8K e 4K a 150fps

Xiaomi procura voluntários para testar o Android Pie no Xiaomi Mi A2 Lite

Top 7 Smartphones bem interessantes por menos de 150€

Via

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.