Android: Será que há solução para os problemas de distribuição?

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

O sistema operativo Android da Google é o mais popular para dispositivos móveis, estando presente em milhões de smartphones e tablets em todo o mundo. No entanto, continua a ser o que apresenta uma fragmentação maior, apresentando grande dificuldade em ver as versões mais recentes chegarem a smartphones mais antigos.

O relatório de distribuição das várias versões do Android para o mês de agosto já foi publicado, e tal como seria de esperar, os mesmos problemas continua a existir. Apesar de uma ligeira evolução do Oreo, as versões mais antigas continuam a estar presentes na grande maioria dos dispositivos.

Vê ainda: ndroid Go por 129€

Estes dados são obtidos através da monitorização dos smartphones que acederam a Google Play Store durante o mês de agosto, uma vez que é sempre registada a versão presente nos dispositivos.

Em agosto, foi possível ver uma ligeira evolução no Android Oreo, apresentando um crescimento de 2,5%. Em julho 12,1% dos smartphones já corriam o Android Oreo, e em agosto o valor subiu para 14,6%. Não sendo um crescimento tão grande como seria desejado, por mais pequena que seja a evolução, é sempre positiva.

Mais de 300 milhões de smartphones continua a correr o Android Lollipop

No entanto, os grandes problemas surgem quando analisamos a quota pertencente a versões mais antigas do sistema operativo da Google. Atualmente o versão que detém uma quota maior é o Nougat (30,8%), seguido pela versão Marshmallow (22,7%).

O próprio Marshmallow já foi lançado há mais de 3 anos, e continua a estar presente em muitos mais smartphones do que a versão Oreo, que já nem é a mais atual. Mas os problemas revelam-se ainda maiores quando continuamos a seguir a lista até à versão Lollipop.

O Android Lollipop foi lançado em 2014, e passados quatro anos, continua a estar presente em 19,2% dos smartphones! Em janeiro do ano passado, um estudo revelou que existiam mais de 2 mil milhões de smartphones a correrem o sistema operativo da Google. Certamente que esse número subiu exponencialmente desde então. Mesmo considerando esse valor, significa que mais de 350 milhões de smartphones ainda correm o ultrapassado Lollipop.

Este é sem dúvida o grande problema do OS da Google, em que a grande diversidade de smartphones e fabricantes (com todas as personalizações) tornam extremamente difícil manter os smartphones atualizados.

Tal como seria de esperar, o Android Pie ainda nem faz parte destas estatísticas. Sendo estimado que menos de 0,1% dos smartphones têm já a mais recente versão. Muito dificilmente a Google vai conseguir corrigir este já antigo problema do seu sistema operativo. Mas, certamente que seria fantástico caso isso acontece-se.

Editores 4gnews recomendam:

Android. Nova versão do Vivo NEX poderá ser o primeiro smartphone 5G

Android. Sony Xperia XZ3 é oficial e mais do mesmo!

ndroid One que não vais querer perder

Via

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.