Google terá um centro de desenvolvimento do Android em Portugal

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

Após alguns meses de incerteza, avança a RTP, com base nas informações da agência Lusa que a Google implementará um novo centro em Portugal. Centro este de desenvolvimento do sistema operativo para dispositivos móveis, o seu Android, localizado em Oeiras.

Depois de no início de 2018 a tecnológica norte-americana ter expressado o seu desejo em implementar-se em Portugal, os contornos exatos não eram conhecidos. Agora, foi o próprio vice-presidente da Google para os assuntos globais que clarificou todo o tema.

Vê ainda: Samsung Galaxy Note 9 poderá chegar em cinco cores distintas

Kent Walker, vice-presidente da Google, responsável pelos assuntos internacionais garantiu que em Portugal teremos uma unidade para formação e desenvolvimento do Android. Este que é o atual sistema operativo da tecnológica norte-americana e que já vai na sua 8ª versão, o Oreo.

O anúncio foi feito ao lado no primeiro-ministro de Portugal, encerrando-se assim o debate em torno das intenções da Google para Portugal. Mais ainda, com esta decisão podem ser criados cerca de mil postos de trabalho no nosso país.

Oeiras acolherá o novo centro da Google em Portugal

A multinacional tecnológica, Google, firma assim o seu interesse em Portugal, sendo o anúncio feito perante António Costa. Com efeito, aproveitando a visita do primeiro-ministro português à sede da Google, em Mountain View, no famoso Silicon Valley, Kent Walker clarificou os contornos do investimento em Portugal. Em Oeiras, a partir do final de 2018, teremos um novo centro para formação e desenvolvimento do sistema operativo Android.

Neste momento existem 1000 vagas para emprego no novo centro de formação - e posterior desenvolvimento - do Android. É uma aposta incrível para o nosso país, para além da oportunidade de emprego para 1 milhar de cidadãos.

O projecto arranca a partir do final de 2018 na cidade de Oeiras, região Centro. Agora, segundo o gestor da multinacional norte-americana, a função do mesmo está definida. Ao passo que numa primeira fase o destaque será para a formação de profissionais.

Logo que possível a tónica colocar-se-á no desenvolvimento deste que é o sistema operativo mais popular do mundo. Note-se que este é apenas o primeiro passo e primeiro investimento sério da tecnológica em Portugal.

Portugal é um dis países líderes na economia digital na Europa - Kent Walker

“A nossa apreciação é que Portugal é um dos países líderes da economia digital na Europa. Queremos continuar a apoiar os esforços do Governo português para desenvolver a digitalização da sua economia”, afirma Kent Walker em declarações à agência Lusa.

O gestor da Google avança ainda ter conseguido “uma conversa séria e muito construtiva” com a delegação portuguesa em visita à sede da empresa responsável pelo Android.

Google terá centro de desenvolvimento do Android em Portugal

António Costa faz-se acompanhar pelos ministros da Economia, Manuel Caldeira Cabral. Temos também o ministro da Ciência e do Ensino Superior, Manuel Heitor. Além do secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias.

“Agora, o anúncio da criação desta academia piloto para o desenvolvimento de aplicações com base no Android é extramente importante. A indústria das aplicações é algo que vale milhões e milhões de dólares. Ou euros no mercado global”, afirmou Costa em declarações à Lusa.

É um marco importante para Portugal que daqui em diante terá uma palavra a dizer no sistema operativo Android. Assunto que acompanharemos com redobrada atenção na 4gnews.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Huawei Honor 10 está por 343€ com promocode. Não o deixes escapar!

d puro num futuro próximo?

E3 2018. Conferência da Sony – tudo o que precisas de saber!

via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.