Google: Android Pie retira característica que muitos utilizadores apreciam

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

A Google revelou o Android Pie de forma oficial em maio na Google I/O e há pouco tempo lançou o novo sistema operativo de forma oficial para os seus Google Pixel.

Isto significa que o Android Pie já está disponível para instalação. Chegou a hora de ver os fabricantes começarem a atualizar o sistema dos seus terminais. A Nokia é uma das fabricantes que já tem o Android Pie nos seus equipamentos.

Vê ainda: Huawei Mate 20 prepara-se para ter um grande ecrã

O Android Pie não traz muitas mudanças ao User Interface do sistema operativo. Temos mais autonomia e mais fluidez. Recebemos também uma nova aplicação para gerir o tempo que passas no smartphone. A grande novidade passa por um maior foco na segurança e privacidade do utilizador.

Esta segurança e privacidade deixa-nos felizes, porém, uma destas medidas fará com que um tipo de aplicação utilizado por milhões de utilizadores deixe de funcionar.

Android Pie da Google dá mais atenção à segurança do utilizador

Para já é quase impossível utilizar uma aplicação de gravação de chamadas no Android Pie da Google.

Muitos acreditavam que esta medida iria surgir porque a Google daria a sua solução. Contudo, não é normal ver a empresa de Mountain View a proibir algo novo só porque estão também a trabalhar nisso. Felizmente não segue as pisadas da Apple neste aspeto.

Mas nem tudo está perdido. Há uma forma de gravar as chamadas no Android Pie, contudo, terás de ter o terminal com root e eliminar esse bloco no código de sistema. Ou seja, nada simples para um utilizador que simplesmente baixava uma aplicação para a situação.

Não sabemos se a Google voltará ou não a trazer esta funcionalidade. Sabemos que esta medida foi imposta de forma a proibir que aplicações tenham acesso ao microfone do nosso telefone e gravem áudio sem autorizações do utilizador para tal.

Estaremos atentos ao desenvolvimento da informação. Consigo entender a medida da Google mas gravar as chamadas é muitas vezes benéfico para os utilizadores.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Conhecido analista prevê chegada do Apple Car entre 2023 e 2025

Huawei e ZTE estão ”banidas” dos Estado Unidos da América

Xiaomi Mi Pad 4 está a menos de 200€ (Promocode com stock limitado)

Via

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.