Google. Android Pie passa a favorecer a Xbox à PlayStation

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

A popularidade de jogos nos smartphones Android cresceu de forma incrível durante os últimos meses. Especialmente com a chegada de jogos como o PUBG Mobile e Fortnite, que num ápice ganharam milhões de jogadores ativos diariamente.

Com este crescimento, voltou o grande dilema do suporte para comandos para os smartphones. Até agora, qualquer comando com suporte para bluetooth podia ser utilizado para jogos de emuladores, uma vez que os botões podiam ser configurados. Mas para jogos como o PUBG, a história é diferente.

Vê ainda: Apple iPhone X Plus: Ainda não é oficial e já tem clones! (vídeo)

O grande problema com a maioria dos jogos mais populares para Android, é o facto de o sistema operativo da Google não ser capaz de reconhecer os comandos de forma específica, não conseguindo depois alocar as funcionalidades aos botões corretos.

Surgiram agora novas informações relativamente ao Android Pie e o seu suporte para comandos. De acordo com a listagem de erros da Google, o Android Pie vai passar a oferecer suporte nativo para o comando da Xbox One S. Assim sendo, a Google acaba por dar preferência à Xbox em detrimento da PlayStation no que respeita ao sistema operativo Android.

Android Pie suporta comando da Xbox One, mostrando preferência da Google face à PlayStation

O único problema é que, embora o Android Pie consiga reconhecer de forma correta o mapeamento dos botões do comando da Xbox One S, não significa que os jogos farão o mesmo. No entanto, é um primeiro passo bastante importante, que pode levar a que os jogos mais populares comecem a oferecer opção para configurar os comandos in-game.

Os comandos da PlayStation 4 podem continuar a ser utilizados, uma vez que também podem ser emparelhados com o smartphone através de bluetooth. Mas, vão continuar a apresentar problemas de mapeamento na grande maioria dos jogos. Sendo necessário recorrer a aplicações de terceiros para configurar todos os botões do comando.

No entanto, este suporte nativo para os comandos da Xbox One S poderá acabar por trazer grandes conflitos entre utilizadores. Especialmente caso jogos como Fortnite e PUBG Mobile comecem também a suportar oficialmente estes comandos.

Da mesma forma que em consolas (PlayStation e Xbox) existe a eterna discussão sobre o fair-play ou ausência do mesmo, quando são utilizados acessórios que permitem a utilização do combo rato+teclado. Qualquer jogador que tenha experimentado ambos os acessórios, poderá confirmar que em jogos FPS, a utilização de rato+teclado possibilita uma rapidez e precisão muito superior à de um comando.

Assim sendo, a mesma análise poderá ser feita no que respeita à utilização de um comando da Xbox ou PlayStation. Uma vez que quando comparados à utilização dos controlos no ecrã do smartphone, vão possibilitar uma vantagem imensa aos jogadores. Tornando todo o ambiente de jogo muito menos equilibrado.

Editores 4gnews recomendam:

Realme 2 promete combater os gama baixa da Xiaomi e Huawei

Huawei Honor 8X: O antecipado gama média tem apresentação marcada

Avengers: Infinity War. Strange deu algo a Thanos para além da pedra?

Via

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.