Google Android P: Tudo o que muda com a versão Beta públicaChegou o Android P Beta de forma oficial. As novidades de design não são muitas mas são relevantes. Como esperado a Google revelou o Android P na sua conferência para desenvolvedores.

A apresentação do Android P foi rápida, porém, importante. Vemos melhorias consideráveis em aplicações como o Google Fotos ou até na Assistant, contudo, os efeitos visuais do sistema operativo ficam basicamente idênticos.

Vê ainda: Fotos trará melhorias consideráveis na próxima atualização

Agora temos um novo gesto de multitasking. Para acederes às aplicações abertas necessitarás apenas de fazer um swipe para cima ou então na barra inferior para os lados.

Tal como esperado, a Google melhorou a segurança do sistema operativo, porém, esta característica não foi referida com o ênfase que esperávamos. Mesmo assim, ficarás feliz em saber que a tua privacidade e segurança será maior.

Mais smartphones receberão a Beta do Android P

Ficamos a saber que alguns terminais fora da Google poderão testar a versão Beta. De acordo com a Google, terminais topos de gama da Nokia, OnePlus, Xiaomi, Sony, Oppo, Vivo e Essential receberão a versão Beta já nos próximos dias.

Mas afinal o que muda com o Android P da Google?

Bateria Adaptável: Esta nova característica traz a inteligência da Google Assistant ao teu equipamento. O software conseguirá perceber quais as aplicações que mais usas e baixar a performance das que menos usas mas que estão abertas. O User Interface focar-se-á mais nas aplicações mais importantes para ti.

Brilho adaptável: Até parece algo que já temos. Mas a empresa de Mountain View levou esta possibilidade mais longe com o Android P. Agora terás apenas de adaptar a luz uma vez e automaticamente ajustará à medida dos teus olhos. Neste momento, se em algum altura tens de mudar o brilho do ecrã, terias de voltar a pôr em automático. Com esta funcionalidade já não o terás de fazer.

App Action: Uma funcionalidade que não deve chegar tão cedo a Portugal. Esta funcionalidade dá a possibilidade aos desenvolvedores de implementarem ações rápidas em determinadas ocasiões. Imagina que estás à procura no Google por “Metallica”, saltará uma possibilidade para ouvires a banda no Spotify por exemplo.

Digital Wellbeing: A Google quer que uses menos o teu smartphone. Com esta funcionalidade o terminal dar-te-á notificações quando estás demasiado tempo no smartphone ou numa aplicação. Uma simples “tira uma pausa” será o suficiente para lembrar aos utilizadores que existe uma vida fora do Facebook. Com a funcionalidade ativa o ecrã ficará a partir de determinada hora em preto e branco de forma a não estimular o contacto.

Huawei P20 Pro Android Oreo

Suporte para smartphones com Notch: A Notch chegou primeiramente com o Essential Phone e ficou na moda com o iPhone X. A Google sabe que os fabricantes Android trarão esta tão criticada característica, assim sendo, oferece apoio para os desenvolvedores face esta nova tendência.

Android P começa a ser disponibilizado a partir de hoje

Google Assistant é mais inteligente: A Google Assistant terá um foco maior no Android P. Com a nova atualização os desenvolvedores poderão implementar a assistente nas suas aplicações. É uma questão de tempo até que fique ainda mais habitual falar com o smartphone em vez de escrever.

Esquece aplicações antigas: Quando um utilizador instala uma aplicação que não foi desenhada para versões de Android acima de 4.2 será informado dos problemas que possam existir. Nomeadamente de segurança e bugs. Os desenvolvedores ficarão obrigados a atualizar as suas apps.

Modo bateria será diferente: Esquece o laranja enorme na barra inferior quando o smartphone está a salvar bateria. Em vez disso terás uma notificação indicando que tens o modo ativo.

Assuntos relevantes na 4gnews:

PES 2019: Data de revelação anunciada oficialmente

Xiaomi Mi MIX 2S recebe agora a nova edição Art Special Edition

Wiko View 2 com ecrã de margens reduzidas chega a Portugal

Fonte

Fundador do projeto 4gnews, sempre olhei para a tecnologia como um pedaço de nós. Desde cedo ligado ao mundo tecnológico, este é literalmente o meu trabalho de sonho. Amante de vinho e apaixonado pelo meu Vit. Guimarães, acredito ainda que todas as nossas acções são o gatilho para o nosso futuro.