Google. Android P terá uma característica de segurança há muito pedida

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

O sistema operativo da Google, conhecido mundialmente por "Android", é o mais utilizado em todo o mundo. Smartphones, tablets, televisões, relógios... Quase todos os "smart" gadgets aproveita-se da liberdade de Android para oferecer possibilidades extra ao produto. O "Android P" é a próxima atualização a ser revelada.

Contudo, o sistema operativo da empresa de Mountain View está longe de ser perfeita a nível de segurança. É verdade que nos últimos anos temos visto uma vontade da Google em eliminar malwares da sua loja de aplicações, porém, todos sabemos que este é um caminha gradual.

Vê ainda: Huawei Mate SE: Smartphone não deverá chegar à Europa

O novo Android P, que será apresentada em maio na Google I/O nos Estados Unidos, deverá não só olhar para uma mudança de interface, aumento de fluidez, mas também no que toca a segurança.

De acordo com novas informações, o Android P da google oferecerá uma característica de segurança já há muito pedida por desenvolvedores que conheciam o problema. Falo da possibilidade de qualquer desenvolvedor com um bom conhecimento em código, conseguir abrir e utilizar as tuas câmaras do smartphone sem que o utilizador tenha conhecimento.

Android P da Google dará valor à segurança

Mesmo quando o utilizador fecha a aplicação, o código não desaparecerá e continuará com a conexão remota da câmara. Os desenvolvedores fazem isto ao dar o comando para abrir a câmara num ecrã e reduzindo o tamanho da aplicação para 1 pixel. Ou seja, imperceptível ao olho humano.

No vídeo que está em baixo poderás ter uma ideia mais concreta do que falo. O desenvolvedor consegue utilizar a câmara do smartphone, tirar fotografias, guardar num servidor externo e o utilizador não tem ideia do que se passa. Mesmo quando o terminal está bloqueado e no bolso. Assustador, eu sei!

A Google não deixará que isto aconteça mais com o Android P. A atualização fará com que o desenvolvedor deixe de ter acesso a este tipo de repartição do terminal. De referir que esta remoção também tem os seus pontos negativos.

Existem aplicações que precisam deste tipo de acesso. Falo daquelas apps que em caso de perda do smartphone conseguirás tirar fotografia a quem está a utilizar o smartphone. Isto significa que essas aplicações deixarão de funcionar com a nova atualização do Android.

Mesmo assim, considero esta alteração positiva. A liberdade do sistema operativo da Google nem sempre é uma benção.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Samsung Internet. Browser tem novidades, já na Google Play Store

Samsung Galaxy S9 continuará abaixo do iPhone X nas Benchmarks

OnePlus lança um novo vídeo em que destrói os Samsung Galaxy

Via

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.