Google anuncia oficialmente a 1.ª Developer Preview do Android P

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 4 min.

Até lá, a versão mais recente do sistema operativo continuará a ser o Android Oreo, a 8ª verão. Note-se que este Android Oreo seria disponibilizado pela tecnológica norte-americana em agosto de 2017. Desde então só chegou a 1.1% de todos os dispositivos móveis que utilizam esta plataforma da Google como sistema operativo.

Vê ainda: d

Apesar de extremamente fragmentado - com tão poucos utilizadores da versão mais recente - a Google começa já a empurrar a próxima versão. Para já é apenas uma Developer Preview do Android P, a 1ª e seguir-se-ão mais duas (ou três) até que a versão final seja disponibilizada em agosto. Aí também ficaremos a conhecer o nome oficial para a 9ª versão.

Seja como for, até agosto teremos mais versões de testes e a 1ª acaba de ser anunciada oficialmente. Esta Developer Preview do Android P já pode ser descarregada por todo e qualquer utilizador que esteja interessado em testar as novidades. Com esta primeira Developer Preview do Android P a Google dá-nos a possibilidade de começar a apresentar uma nova panóplia de funções para a próxima grande versão do sistema

Google anuncia a 1ª Developer Preview do Android P

Estas Developer Preview servem para que os programadores (e curiosos) possam ir verificando o rol de novidades. Ver o que é que a Google está a introduzir nas novas versões. Quais serão as próximas grandes ferramentas ou melhorias face à geração atual (8.1). Acima de tudo, com estas Developer Preview os programadores podem, com antecedência, ir adaptando os seus programas, aplicações e código. Tudo isto para que, quando finalmente a versão final estiver pronta para o público e para as marcas, também as suas criações estejam prontas.

Teremos várias Developer Preview antes da versão final do Android P

Ora, desde logo uma das novidades detetadas na Developer Preview do Android P é a Resposta Inteligente (Smart Reply). Isto para mensagens que sejam apresentadas no painel de notificações. Será uma forma de agilizar a resposta às mensagens, logo que elas são apresentadas na barra superior de notificações.

Note-se ainda que esta primeira "Developer Preview" para já é apenas um esboço, uma versão base daquilo que será a 9ª versão do sistema operativo. Ainda carece de muitos meses de desenvolvimento e programação. Todavia, esta versão já está preparada para suportar a "monocelha", notch, entalhe ou recorte do Apple iPhone X. Para que tal não se torne um empecilho ao utilizar um smartphone Android, entre outras novidades que exploraremos.

Terás também outras melhorias na experiência de utilização da aplicação de mensagens. Com o Android P, as imagens poderão aparecer também na barra das notificações, não só o texto. Cumpre ainda salientar que nas próximas Developer Preview do Android P veremos a introdução de mais novidades que para já estão a ser preparadas nos laboratórios da Google.

Como instalar a 1ª Developer Preview do Android P nos Google Pixel?

Em primeiro lugar, só podes instalar a Developer Preview do Android P se tiveres um Google Pixel, Google Pixel XL. Ou então um Google Pixel 2 ou Google Pixel 2 XL. Os dispositivos Nexus foram excluídos (Nexus 6P e Nexus 5X).

Caso tenhas um dos quatro Google Pixel acima listados então terás que instalar (flashar) manualmente o firmware (software de sistema). O procedimento deverá ser feito com calma e moderação para não danificares o teu equipamento. Escusado será dizer que deves fazer um backup de todos os dados antes pois perderás todas as informações e dados no teu Google Pixel.

Descarrega AQUI a 1ª Developer Preview do Android P

Alternativamente, caso não querias fazer um reset / restauro de fábrica ao teu Google Pixel terás que esperar mais uns dias / semanas. Pelo menos até que a Google crie um ficheiro atualizável via OTA (over the air) do Android P. Note-se que não é garantido que a Google siga este percurso. Poderá perfeitamente avançar para a segunda Developer Preview do Android P e por aí fora.

Posto isto, se estás no programa de testes (programa Beta) da Google então receberás certamente algum email. Ou algum tipo de notificação na eventualidade de surgir um ficheiro OTA. Caso nunca tenhas instalado uma Developer Preview no teu Google Pixel e mesmo assim queiras testar as novidades em primeira mão podes aceder ao link acima. Aí encontrarás um guia, feito pela própria Google para te auxiliar, passo a passo na instalação do novo firmware.

No decurso dos próximos dias e semanas abordaremos as principais novidades do Android P à medida que elas forem sendo reveladas. Para já é apenas um pequeno teaser do que aí vem, provavelmente em finais de agosto de 2018.

Assuntos relevantes na 4gnews:

P20

P20. Vem aí a Monocelha e 3 câmaras para estes Huawei

d com a monocelha da Apple

via

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.