Google: Android P trará um menu de aplicações recentes redesenhado

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Conforme o processo de desenvolvimento do Android P da Google vai avançando, também as suas novidades vão sendo conhecidas. Estando a sua disponibilização oficial prevista para o outono deste ano, há ainda um longo caminho a percorrer. Muita coisa ainda poderá mudar até lá.

Não obstante, as várias versões de teste disponibilizadas vão nos dando algumas indicações. Atualmente, temos apenas a primeira Developer Preview disponível. Serão cinco as iterações desta fase de desenvolvimento do Android P, portanto, ainda muito mais haverá para descobrir e aprimorar.

Vê ainda: Huawei podia ter-se antecipado à ‘notch’ da Apple e ao seu iPhone X

Contudo, existem pormenores que vão surgindo aqui e acolá. Depois de te darmos conta do novo sistema de gestão de som para dispositivos Bluetooth, é tempo de olharmos para uma reformulação de design.

Um novo menu de apps recentes para o Android P da Google

Não será uma reformulação profunda, mas sim num pequeno quesito do sistema operativo. Segundo aquilo que avança a publicação 9to5 Google, o Android P trará um menu de aplicações recentes totalmente redesenhado.

Este menu poderá mudar consoante a personalização que a fabricante do teu smartphone aplica. Mas vamos nos basear na forma como esta está no Android puro. Nesse caso, as aplicações que tenhas utilizado recentemente estão sobrepostas na vertical.

Pois bem, com o Android P, as mesmas passarão a estar sobrepostas na horizontal. Uma interface que inevitavelmente nos lembra da solução da Apple no seu iPhone X. Voltando ao SO da Google, a sua navegação será semelhante à que temos agora.

Poderás navegar, para a direita ou para a esquerda, por forma a escolheres aquela app que pretendes aceder. Já caso a queiras eliminar desse menu basta que a arrastes para cima. Alterações óbvias e intuitivas tendo em conta a nova disposição das aplicações.

Já para acederes a este menu, as coisas serão diferentes. A partir de agora, o acesso ao menu de aplicações recentes passará a ser feito arrastando para cima desde o botão home. Aquela pequena barra que ficará no fundo do ecrã principal, tal como podes ver na imagem acima.

Mais um passo dado na direção de uma navegação apenas por gestos

Atendendo ainda à nova barra de navegação do Android P, a fonte adianta que o ícone de retroceder poderá desaparecer em certas situações. Embora a representação gráfica realizada pela 9to5 Google o mostre no ecrã principal, ela afirma que o mesmo poderá desaparecer nessa situação.

Caso tal se verifique, estamos a olhar para um ecrã principal em que apenas teremos a indicação do botão home. Esse, pelo menos por enquanto, não deverá desaparecer, tendo em conta que continuarás a ter de clicar nele para regressares ao ecrã principal.

Já mais do que uma vez se tem falado que o Android P deverá adotar uma nova navegação por gestos. A novidade de hoje é mais um passo trilhado nesse sentido, mas que nos faz recordar bastante os gestos implementados pela Apple no iPhone X.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Huawei Honor 10 já é oficial! Kirin 970 e 6GB de RAM por 335€

Samsung Galaxy A6: Já são conhecidas algumas das especificações

Facebook poderá começar a desenvolver os seus próprios processadores

Via

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.