O Android Oreo é a mais recente versão estável do sistema operativo da Google no mercado. Oficialmente disponibilizado em agosto de 2017, a verdade é que esta versão está ainda longe de dominar o panorama mobile em que se insere.
Este é o principal mal de que o ecossistema da Google sofre. A fragmentação do mercado é algo do qual a empresa não se pode esconder, apesar dos seus constantes esforços para o contrariar. Um objetivo que se tem provado difícil de alcançar.
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Sendo o Android de código aberto, cabe às construtoras de smartphones a atualização dos seus equipamentos. Mais ainda, a natureza deste sistema operativo faz com que a Google não possa ser tão rígida como a Apple nesse ponto.
Com efeito, e para nos elucidar do desempenho do Android no mercado, a Google tem por hábito divulgar numa base mensal os números de distribuição do seu sistema operativo.
Google mostra que o Android Oreo continua a crescer
Os últimos dados mostram-nos que o Android Oreo continua a crescer mas, ainda assim, longe de ser a versão mais utilizada atualmente. Esse título está entregue ao seu antecessor, o Android Nougat.
Segundo os dados agora revelados, o Android Oreo possui uma quota de mercado total de 12.1%. Cifra alcançada conjugando as versões 8.0 e 8.1. Um valor que nos demonstra a crescente popularidade desta versão no mercado mobile.
Apesar deste crescimento, esta versão está ainda longe de ser a mais utilizada em todo o mundo. Esse título é entregue ao Android Nougat, com uma quota de mercado conjunta de 30.8%.
Já com dois anos de presença no mercado, o Nougat continua assim a ser a versão mais popular de entre as disponibilizadas até hoje pela Google. Importa notar que há um ano atrás o Nougat possuía, sensivelmente, a mesma quota de mercado que hoje o Oreo possui.
Espera-se então que a quota de mercado do Oreo continue a crescer ao longo dos próximos meses. Mesmo com o Android P à porta, muitos equipamentos presentes no mercado estão ainda à espera de serem contemplados com esta versão.
No lado oposto da tabela temos versões como Gingerbread, Ice Cream Sandwich e Jelly Bean ainda a marcar presença. Contudo, o conjunto destas três versões representa apenas 4.1% do mercado, sendo esperado o seu desaparecimento dentro em breve.
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