Google - Android Oreo é insignificante, Nougat em breve será líder Android

Rui Bacelar
Google Android Oreo Nougat
Foram recentemente publicados pela própria Google, os dados da distribuição das versões do seu OS.

Todos os meses a Google divulga as tabelas oficiais com os dados relativos à popularidade das várias versões do seu sistema operativo. Agora, em janeiro de 2018 somos confrontados com um cenário...familiar. O Android Oreo continua a ser insignificante e o Nougat continua a subir. Vejamos o que mudou deste este último relatório referente a dezembro de 2018.

Em primeiro lugar, espreitando a concorrência, vemos que desde o último censo que o iOS 11 da Apple estava presente em cerca de 60% dos dispositivos. Números que retratam uma adopção mais lenta desta nova versão do sistema operativo de Cupertino. Contudo, não deixam de ser cifras impensáveis no fragmentado mundo do Android.

Vê ainda: Samsung Galaxy S9 usufruirá das inovações apresentas na CES 2018

Neste momento, no lado da Google, grande parte dos utilizadores do seu sistema operativo esta à espera da nova versão deste OS. Apesar de a Nokia, Sony e OnePlus já terem atualizado grande parte dos seus smartphones, gigantes como a Samsung ainda não o fizeram.

Android Oreo continua abaixo dos 1% segundo a Google, Nougat lidera.

Os utilizadores poderão ter que esperar pelo menos mais um mês se tiverem um dispositivo topo de gama. Para todos os outros, a atualização pode nunca chegar.

Entretanto, a versão anterior desta plataforma continua a crescer e pode finalmente ultrapassar a versão 6 Marshmallow, lançada em 2015. Esta tem sido a versão mais popular já há vários meses. Agora, o Nougat (7ª versão) prepara-se para a ultrapassar. Provavelmente em fevereiro de 2018 a versão do Android lançada em 2016 será a versão mais utilizada.

Esta demora na disponibilização das atualizações por parte das construtoras prende-se com vários fatores, não sendo propriamente culpa da Google. Mesmo assim, a não ser que tenhas um topo de gama poderás ter que esperar longos meses até que este Android Oreo chegue ao teu dispositivo.

Caso este tenha dois anos ou mais, dificilmente receberás mais updates, sendo esta a média de vida útil de um smartphone. A Google está ciente desta maleita e encetou esforços para tentar reduzir esta fragmentação sistémica. Para tal, lançou a iniciativa conhecida como Project Treble.

Fragmentação continua a caracterizar o Android da Google

Google Android Oreo Nougat Fragmentação Project Treble Google Android
O cenário continua o mesmo. Muita fragmentação deste sistema operativo.

Agora já podemos olhar para a nova tabela de distribuição publicada pela Google. Esta mostra-nos um cenário de crescimento lento de algumas versões, com particular destaque para o Android Oreo. Este cresce apenas 0,2% e mantém-se abaixo dos 1%. É a oitava versão deste sistema operativo e foi oficialmente lançado no dia 21 de agosto de 2017.

É com base nos acessos, nas visitas à Google Play Store que mensalmente a tecnológica divulga estas tabelas de distribuição. Este mês, o cenário encontra-se idêntico aos últimos três meses de 2017.

Android Oreo cresce lentamente, Nougat perto da liderança

Note-se apesar de o Android Oreo (8.0) já ter entrado nas tabelas da Google apresenta uns insignificantes 0,7%. Tendo crescido apenas 0,2% face ao mês anterior.

Mais ainda, o Android Marshmallow 6.0 regista uma queda, nomeadamente de 1,1%. Mesmo assim, continua a ser a versão mais popular, seguindo-se o Lollipop com 28,6%. Temos ainda a presença de versões mais antigas como o KitKat e até mesmo a Jelly Bean. Ambas com uma quota de mercado superior ao Android Oreo.

Em seguida temos o Android Nougat (7ª versão). Este está cada vez mais popular e já apresenta uma distribuição de 26,3%. Em breve, será o líder no mercado Android. Já a versão Lollipop (5ª versão) conta com 25,1%, sendo ainda extremamente popular. Note-se que esta versão foi lançada em 2014.

Tabela de distribuição oficial fornecida pela Google

Google distribuição Android Nougat Janeiro
A nova tabela de distribuição deste sistema operativo em janeiro de 2018

Acredito que este cenário sofra mudanças assim que a Samsung começar a atualizar os seus dispositivos para o novo Android Oreo. Principalmente a partir de abril e junho de 2018 acredito que o Oreo chegue a pelo menos 5% de todos os dispositivos que utilizam esta plataforma da Google.

Nessa altura, já teremos os novos S9 no mercado. Bem como os LG G7, Huawei P20 e quem sabe, até os OnePlus 6 e novos Sony Xperia. Entretanto, a distribuição das atualizações também se tornará mais comum. Teremos finalmente o Nougat a ultrapassar o Marshmallow, tornado-se a versão dominante.

Em janeiro de 2018 temos o seguinte panorama no mundo Android:

  • Android Gingerbread – 0.4%
  • Android Ice Cream Sandwich – 0.5%
  • Android Jelly Bean – 5.6%
  • Android Kit Kat – 12.8%
  • Android Lollipop – 25.1%
  • Android Marshmallow – 28.6%
  • Android Nougat – 26.3%
  • Android Oreo – 0.7%
*Dados recolhidos pela Google com base no número de visitas dos utilizadores à Google Play Store durante o período de 7 dias que terminou no dia 8 de janeiro de 2018

.

Android-Versões-.jpgVersões-Android-1.jpgVersões-Android-2.jpgAndroid-Nougat-em-Setembro.jpgAndroid-Oreo-dados-outubro.jpgGoogle-Android-Oreo.jpgAndroid-Oreo-Android-Nougat-Google-Android-Marshmallow.jpgGoogle-dados-de-distribuição-Android-Oreo-janeiro.jpg

Se quiseres, e para não perderes os próximos artigos, listas, dicas e análises, fiquem atentos às nossas redes sociais como a página de Facebook, Instagram. Estas são as nossas principais redes sociais.

E claro, no YouTube onde terás também as nossas LiveCasts semanais todas as segundas-feiras às 21:30, hora de Lisboa. Podes também descarregar a nossa app para Android, AQUI. Desta forma terás acesso a todas as notícias e novos conteúdos a partir do teu smartphone.

E tu, neste momento qual é a versão do sistema operativo presente no teu smartphone? Ainda esperas pelo Oreo ou já usufruis desta última versão? Deixa-nos a tua opinião aqui em baixo, nos comentários.

fonte | via

Assuntos relevantes na 4gnews:
Rui Bacelar
Rui Bacelar
Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).