Google: Android One já não tem atualizações garantidas? ¯\_(ツ)_/¯

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 1 min.

Motorola P40: Smartphone também trará um buraco no ecrã

Ainda que inicialmente o Android One fosse criado para smartphones de entrada não ficarem esquecidos, os fabricantes rapidamente se aperceberam da sua enorme vantagem. Isto é, atualizações de sistema sem terem de trabalhar muito por isso. Ademais, uma versão pura do Android que é amada por muitos.

Google Android One era dos poucos sistemas que garantia atualizações por dois anos

Logo depois chegou o Android Go Edition. Uma versão ainda mais leve do sistema, agora sim, perfeita para os smartphones de entrada. Assim sendo, o Android One passou a ser aceite como um sistema perfeito para qualquer smartphone. Terminais de entrada, gama média ou gama alta.

Dessa forma, marcas como a Xiaomi, Nokia ou até BQ começaram a investir cada vez mais no sistema. A Google prometia 2 anos de atualizações de sistema e 3 anos de atualizações de segurança.

Contudo, parece que tudo mudou nos últimos dias. A empresa de Mountain View mudou a descrição no seu website oficial a indicar que continuam com os 3 anos de atualizações de segurança, mas deixou de garantir os dois anos de atualizações de sistema. Deixando assim a tarefa para os fabricantes.

Isto é, a Google tirou as responsabilidades dos ombros. Algo que não se esperava que acontecesse.

Ou seja, queiramos ou não, voltaremos a estar dependentes da fabricante para receber a atualização. Se até ao momento teríamos uma pressão da Google para as atualizações, deixamos de o ter a partir do momento em que a empresa americana diz que já não tem nada a ver com isso.

Em suma, este é mais um problema para o sistema Android. Quando acreditamos que finalmente a Google resolverá o problema da fragmentação com o Android One, eis que a empresa americana se descarta de quaisquer possíveis problemas.

Editores 4gnews recomendam:

PlayStation 4: Estes são os jogos grátis que não podes perder em Janeiro

Samsung. Ecrãs OLED vão ganhar funcionalidades incríveis em 2019

Nokia 9 PureView: Novas capas protetoras mostram as suas 5 câmaras

Via

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.