Android Nougat julho Google
Android Nougat continua a crescer em julho – crédito: phonearena

Raro será o utilizador de Android que não gostaria de ter sempre a ultima versão deste sistema operativo no seu dispositivo. Uma tarefa que nunca é fácil pois estamos sempre dependentes das construtoras para receber o novo pacote de software com as novidades. Se o teu dispositivo estiver vinculado a uma operador este cenário é ainda pior pois terás que esperar pela aprovação desta.

Vê ainda: Os smartphones robustos não são inquebráveis: E&L W9

Hoje ficamos a conhecer os últimos dados da Google relativos à distribuição do seu sistema operativo, o Android. Estes dados mostram-no a popularidade relativa de cada versões deste sistema e é particularmente útil para os desenvolvedores ou entusiastas da plataforma. Hoje tivemos acesso aos mais recentes dados e vemos que o Android Nougat continua a crescer ao passo que o Marshmallow continua a dominar.

   

Quase 90% dos utilizadores ainda não usam o Android Nougat

Escassos meses antes da oficialização do Android O (apresentação do nome, versão final e disponibilização para as construtoras), o Android Nougat só agora é que ultrapassa definitivamente a fasquia dos 10%. Mesmo assim, com 11,5% de presença em dispositivos Android, a versão 7 “Nougat” ainda é quase simbólica tendo em conta o panorama geral.

Android Nougat julho Google
Dados de julho

Contudo, pelo menos agora em julho a versão 7.0 e 7.1 entre si já atingem 11.5%. Este número representa um crescimento de 2% face ao valor registado em maio (9.5%). Números que certamente aumentarão com o tempo. Atualmente continuam irrisórios.

Por sua vez, o Android Marshmallow que foi lançado em 2015 continua a ser a versão mais popular deste sistema operativo. Neste momento, julho de 2017, conta com 31,8% do share. Está presente em mais 0.6% dos dispositivos do que no passado mês de junho. Podemos notar que está a atingir o seu máximo e deverá começar a cair nos próximos meses.

Relativamente às versões mais antigas do sistema operativo podemos notar que o Android Lollipop continua a ser a segunda versão mais popular, estando presente em 30.1% dos dispositivos. Esta foi a primeira versão do OS da Google a implementar a filosofia Material Design.

Em suma, em julho de 2017 temos o seguinte panorama:

  • Gingerbread com 0.7%
  • Ice Cream Sandwich com 0.7%
  • Jelly Bean com 8,1%
  • KitKat com 17.1%
  • Lollopop com 30,1%
  • Marshmallow com 31,8%
  • Nougat com 11,5%

O sistema da Google continua muito fragmentado

Mês após mês o resultado é uma enorme fragmentação dentro do sistema operativo Android. Algo que é reiterado pelos próprios relatórios de distribuição oficiais. Hoje, na primeira semana do mês, temos os últimos dados e relatórios que nos mostram o panorama de distribuição e popularidade de cada versão do sistema operativo Android.

Android Nougat julho Google
Dados coletados durante um período de 7 dias encerrado em 2017/7/6.
Todas as versões com menos de 0,1% de distribuição não foram exibidas.

Porquê tanta fragmentação no sistema operativo da Google? Ora, como salienta o site Android Authority as novas versão do sistema operativo do robô verde chegam a cada vez menos dispositivos ou demoram mais a chegar aos equipamentos. E porquê? Ora, em primeiro lugar porque as marcas, as construtoras demoram o seu tempo a desenvolver e preparar cada novo pacote de atualizações.

Regra geral, após a Google disponibilizar oficialmente a nova versão do seu sistema operativo, em média terás que esperar cerca de 6 meses até que o teu smartphone ou tablet receba o novo software.

Por outro lado, as construtoras estão a lançar menos dispositivos para o mercado. Atingimos um patamar estável em que as principais marcas lançam menos dispositivos. Por norma temos um ou dois topos de gama, três equipamentos de gama média e dois ou três dispositivos para a gama de entrada. Esta é a tendência da Samsung e Huawei que entre si dominam este mercado do robô verde.

E tu, já recebeste o Android Nougat no teu smartphone?

Outros assuntos relevantes:

Dupla câmara do OnePlus 5 tem potencial…mas não é a melhor!

Motorola apresentará novo smartphone no dia 25 de julho

Telemóvel Nokia 3310 – Edição especial Putin – Trump