Google já prepara o sucessor do Android. Do Flutter até ao Fuchsia

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

Estará a Google a preparar-se para o fim do sistema operativo Android? Este é o título da peça da já aqui abordamos anteriormente. Trata-se de uma nova plataforma / sistema que permitirá uma experiência de interação com dispositivos móveis completamente nova. Para já é apenas uma visão de futuro.

Vê ainda:d

Portanto, é seguro dizer que a Google está calmamente a preparar o caminho para um futuro sem Android, ou melhor, para um possível sucessor desse sistema operativo. Ou então poderá até continuar a chamar-se Android mas passará por mudanças extremas, seja a nível estético / visual como a nível funcional. Poderá ser completamente distinto do sistema que bem conhecemos neste momento.

Fuchsia tem sido sugerido como o sucessor do Android

Em primeiro lugar temos que nos ancorar no projecto Fuchsia. Uma plataforma / sistema / iniciativa que tenta trazer algumas das funções que associamos a um PC (experiência de computação), para os smartphones. Visa ainda maximizar a produtividade independentemente do tamanho de ecrã. Tenta ser tão versátil e produtivo num ecrã de tablet como num ecrã de smartphone ou até mesmo num computador.

Fuchsia, o ponto de partida (e chegada) da Google

Pensemos por exemplo numa Samsung DeX. Tomando como ponto de partida aquilo que já conhecemos para ilustrar aquilo que tentamos explicar. Imagine-se uma experiência similar à que obtemos com a DeX num ecrã grande mas em qualquer tipo de ecrã. Um "Android" com várias aplicações abertas, redimensionáveis, onde pudesses arrastar, copiar, colar, largar. De uma forma muito superficial é isto que o Fuchsia tenta fazer. Permitir uma experiência de computação versátil e produtiva em qualquer tipo ou configuração de ecrã.

Flutter, a "ferramenta" para chegar ao Fuchsia e ao futuro do Android

E com o Fuchsia em pleno desenvolvimento, a Google tem que resolver outro dos grandes problemas do sistema operativo Android, a fragmentação. Apesar de ser uma questão de tempo até que este Fuchsia esteja pronto, não será com o tabelas de distribuição das versões do Android. Para tal necessitará do Fuchsia, resta saber quanto é que a tecnológica norte-americana estará pronta para o lançar oficialmente.

Até lá temos que falar num "complemento" do sistema operativo Android, de um ponto de partida para eventualmente chegar-mos a um cenário mais próximo do Fuchsia. Chama-se Flutter e é o motivo de estar a escrever estas linhas.

O Flutter é uma ferramente (Apple. Para já ainda é uma ferramenta pouco conhecida ou divulgada. Contudo, daqui a um ou dois anos, começará a ganhar força e popularidade.

Flutter baseia-se na linguagem Dart da Google

Nesse espaço de tempo começaremos a ver este Flutter a enfrentar frameworks (estruturas/ grelhas de apresentação) bem conhecidas. Temos como exemplo a React Native do App Store. O seu potencial está comprovado.

É uma nova estrutura para apresentação de conteúdos em Android e iOS

Mais ainda, como nos conta a 9to5Google, Seth Ladd, diretor de produto (Flutter) da Google, disse que não era surpresa o facto deste anúncio ter sido feito no MWC Barcelona. A empresa quer aproveitar esta oportunidade para chegar a mais programadores voltados para o mobile. Programadores para as plataformas móveis Android e iOS.

A Google quer dar a conhecer este Flutter e os avanços que foram feitos deste a apresentação do projecto no ano passado. Entre as novidades temos a inclusão de mais ferramentas como o Android Studio e o Visual Studio Code para poderem programar aplicações Flutter.

A tecnológica Google garante que ao utilizar a framework Flutter os programadores não abdicarão da qualidade ou performance. Aliás, a norte-americana garante que conseguirão programar mais rápido do que nunca. O vídeo no final da página ilustra o método de funcionamento desta nova ferramenta. Algo que poderá ajudar a Google a preparar-se para um futuro além do Android.

Qual a relação do Flutter com o Fuchsia?

Não é uma relação simples de ser explicada. Contudo, vários informações relativas ao Flutter apareceriam nos leaks (fugas de informação) alusivos ao Fuchsia. Isto porque toda a interface (UI) do Fuchsia seria construída já com o Flutter SDK (Kit de desenvolvimento de software). Em seguida temos um exemplo de uma App desenvolvida com esta nova Framework ou caixa de ferramentas.

Ora, uma vez que as aplicações programadas a partir do Flutter serão compatíveis com Android e iOS. Isto significa que as apps para Android feitas com o Flutter serão instantaneamente compatíveis com o Fuchsia.

É por isso que neste momento a Google precisa de mais programadores a utilizar esta nova framework. Para a pouco e pouco se familiarizarem com o seu funcionamento e todos os aspectos a ela associados. Desta forma, assim que o Fuchsia estiver pronto para ser lançado, a transição do Chrome OS e do Android será mais simples. Tanto para o utilizador como para o programador.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Samsung Galaxy S9 Plus conta com “Modo Retrato”, Galaxy S9, não?

Nokia 9 e Nokia 8 Pro serão os topos de gama para este ano

Samsung Galaxy S9 e Galaxy A8 Enterprise Edition chegam à Europa

Via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.