Google, Amazon, Apple e IKEA fazem parceria histórica que vai mudar o mundo!

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 1 min.

São marcas de grande poder. Google, Amazon, Apple, IKEA ou até Samsung e Phillips. Todas elas concordaram e melhorar o mundo de uma forma mais competitiva.

A nova parceria com o nome de "Project Connected Home over IP" faz que com que estas marcas (e mais) tenham uma nova parceria que fará com que os gadgets destinados para casa, não sejam tão "fechados" a um ecossistema.

Em que consiste a parceria destas fabricantes

O objetivo passa por criar gadgets e plataformas que sejam compatíveis entre si. Por exemplo, há gadgets inteligentes que podes ter em casa que funcionam perfeitamente com Alexa mas não funcionam com a Google Assistant ou Siri.

Exemplo disso são as cortinas inteligentes do IKEA por exemplo. As cortinas tem um preço aceitável e são inteligentes. Podes comandar com um botão, com o smartphone ou com assistente de voz. Porém, para já só a Google Assistant é que é capaz. A Alexa e Siri ainda não foram implementados.

Com a futura parceria as empresas ajudar-se-ão mutuamente para que os gadgets mal cheguem ao mercado tenham tudo aquilo que é preciso para ter compatibilidade com os gadgets.

Reduzir o ecossistema da Amazon, Apple e Google

Outro objetivo passará também para reduzir os ecossistemas. Outro bom exemplo são os Google Chromecasts que só funcionam com a Google Assistant. Ou até os Amazon Ring (campainhas inteligentes) que só funcionam com a Alexa.

IKEA tem um papel fundamental

O IKEA é provavelmente um dos parceiros mais importantes desta parceria. Isto porque a gigante sueca é uma das maiores fabricantes de móveis e acessórios para a casa do mundo. Com a integração no "mundo inteligente" a IKEA tem tudo para ser ainda mais relevante no futuro e esta parceira era mesmo aquilo que ela precisava. Esperemos que mais fabricantes optem por se juntar ao projeto.

Editores 4gnews recomendam:

  • IKEA promete investimento forte nas casas inteligentes
  • Novas colunas da IKEA em conjunto com a Sonos são gadgets que vais querer ter!
  • Samuel L. Jackson já tem voz na Amazon Alexa
Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.