Google alterará sistema de avaliações de apps na Google Play Store. Entende.

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A partir de novembro de 2021 a Google mudará o sistema de avaliações para as aplicações e jogos disponíveis na Google Play Store, a loja oficial do sistema Android. Com efeito, a avaliação (pontuação) global de um conteúdo variará consoante a localização.

Isto é, diferentes pessoas em diferentes pontos do mundo verão uma pontuação distinta para uma mesma aplicação ou jogo. O critério usado passará a ser o da localização, refletindo as preferências de cada região e respetivo impacto nas reviews das apps.

A maior alteração à política de avaliações na Google Play Store

Alterações ainda mais significativas estão agendadas para 2021. A partir do próximo ano as avaliações serão ainda mais específicas ao terem em conta o tipo de dispositivo subjacente a cada avaliação. Há também outros critérios a serem considerados pela Google.

Historicamente as aplicações, jogos e demais conteúdo presente na Google Play Store são ordenados pela avaliação global. Na prática, a média aritmética das pontuações atribuídas pelos utilizadores de todo o mundo ao longo de vários anos.

Todavia, este sistema mudará significativamente este ano. A partir de novembro de 2021, com efeito, a localização dos utilizadores afetará a pontuação apresentada na Google Play Store. De igual modo, as avaliações submetidas também serão distribuídas.

A avaliação das apps variará consoante a localização do utilizador

Assim, um utilizador da Google Play Store na Europa verá as avaliações submetidas pelos demais utilizadores na mesma região. De igual modo, ao submeter uma avaliação de uma app, esta contará - será registada - junto das demais avaliações europeias.

O mesmo é válido para os utilizadores nos Estados Unidos da América, bem como as demais regiões a definir pela Google. Assim sendo, um utilizador em Portugal pode ver uma avaliação, por exemplo, da app do Facebook, distinta de um utilizador na América.

Isto refletirá os diferentes gostos, tendências de consumo, necessidades e exigências dos utilizadores Android espalhados pelo mundo. A alteração foi anunciada e explicada pela Google ontem (23) através de uma publicação no seu blog oficial.

Diferentes culturas, diferentes necessidades, diferentes avaliações na Google Play Store

O exemplo dado pela Google é meritório e revestido de lógica. Fatores culturais afetarão as avaliações submetidas na Google Play Store, sendo um reflexo da sociedade e cultura de cada utilizador. Como tal, a tecnológica aplicou o princípio da equidade.

Por equidade entenda-se a adaptação da regra existente à situação concreta, observando-se os critérios de justiça. Por outras palavras, tratar o igual por igual e o diferente como diferente. A não confundir com o princípio da igualdade - tudo por igual.

Esta é assim a primeira fase de alterações a serem aplicadas às avaliações na Google Play Store. Os utilizadores sentirão os seus efeitos a partir de novembro próximo, mas há alterações ainda mais significativas a ser aplicadas em 2022.

Em 2022 o formato afetará as avaliações na Google Play Store

Por formato entenda-se o tipo de dispositivo móvel. Isto é, se está a avaliar a aplicação para smartphone, ou para tablet. Trata-se assim de uma diferenciação e aprofundamento dos critérios aplicados às reviews na Google Play Store.

Assim sendo, a Play Store apresentará diferentes avaliações para uma mesma app ou jogo consoante se trata da app para smartphone ou para tablet. Ao mesmo tempo, também já refletirão as diferenças consoante a região do utilizador.

A Google justifica esta mudanças com a necessidade de adaptação da sua plataforma às novas realidades. Entre estas cita-se também o formato dobrável com cada vez mais smartphones como os Galaxy Z Flip e Galaxy Z Fold a chegar ao mercado.

Por fim, a Google não divulgou datas precisas para o início desta segunda fase, referindo apenas o ano de 2022.

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Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.