Google Allo dará lugar a uma nova solução para Android e iOS

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A aplicação de mensagens Google Allo vai ser posta "em pausa" com a tecnológica norte-americana a suspender o investimento neste serviço. A aplicação para dispositivos móveis permite trocar mensagens, tal como o Messages.

Vê ainda: d One por 299,99€

Tal como aqui explicamos hoje de manhã, passaremos gradualmente da Google Allo para a aplicação 'Chat'. Este será o novo serviço de RCS (Rich Communication Services) da tecnológica norte-americana que poderá ser adotado pelas operadoras de telecomunicações.

Neste momento sentimos que a Google quer alocar o máximo possível de recursos para o desenvolvimento deste novo serviço. Como tal, os ramos, projectos e serviços que não são propriamente populares ou rentáveis serão colocados em segundo lugar. Escusado será dizer que a app Google Allo nunca ganhou muita tração junto dos utilizadores iOS ou Android.

Google Allo cairá no esquecimento, alternativa está a ser preparada para Android e iOS

Isto é uma forma simpática de dizer que poucas pessoas descarregaram a app para as plataformas Android e iOS. Em boa verdade, o Allo não apresentava nada de novo ou que justificasse a sua escolha em detrimento do Facebook Messenger ou WhatsApp. Ainda por cima quando para fazer video-chamadas tinhas que descarregar outra aplicação, a Google Duo só mesmo para esse efeito. Em seguida podemos ver as declarações de Sabharwal, justificando a decisão.

"O produto (Google Allo) como um todo, não obteve a tração do público que esperávamos.[...] Propusemo-nos a construir um produto que fosse apetecível e utilizado por centenas de milhões de utilizadores em ambas as plataformas Android e iOS. Agora, sentimos que o Allo se encontre no melhor caminho / trajectória de desenvolvimento."

Caso sejas um utilizador da aplicação Google Allo fica tranquilo, ela continuará a funcionar. Mais ainda a tecnológica norte-americana garante que continuará a prestar suporte para ambas as plataformas Android e iOs. Apesar de o desenvolvimento de novas funcionalidades ter sido colocado "em pausa".

Para já a tecnológica norte-americana ainda não decidiu se vai ou não encerrar eventualmente este serviço. Para já é uma possibilidade que está em cima da mesa. Todavia, com efeito imediato temos a transferência da equipa da suporte e desenvolvimento para a app Android Messages.

Vemos assim que a Google está a dar tempo e alternativas aos utilizadores Android e iOS para escolherem o serviço que melhor cumpre as suas necessidades. Por último, estas mudanças não afetam a app de video-chamadas, a Duo.

Assuntos relevantes na 4gnews:

d

Samsung Galaxy S10 vai trazer o leitor de impressões digitais sob o ecrã?

Xiaomi Mi 7 adiado para o 3º trimestre para trazer o ‘Face ID’ da Apple

Via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.