Google adia para o Android R uma das suas melhores medidas de segurança

Carlos Oliveira

Com a chegada do Android Q, a Google implementou uma nova medida chamada “Scoped Storage” que limita o acesso das aplicações à memória do smartphone. No entanto, alguns problemas têm sido reportados após a chegada da Beta 2, obrigando a que a sua implementação seja adiada.

Por conseguinte, será apenas em 2020, com a chegada do Android R, que esta nova funcionalidade será implementada. Assim todos os programadores terão mais tempo para conseguir adaptar as suas aplicações à nova forma de armazenamento que a “Scoped Storage” traz ao sistema operativo.

Android

Os problemas que levaram a esta decisão estão sobretudo relacionados com aplicações que foram removidas e reinstaladas na segunda beta do Android Q. Este processo tem levado a que essas mesmas apps deixem de funcionar.

Os programadores terão até ao Android Q para implementar esta nova API nas suas criações

Perante este cenário, a Google achou por bem dar mais tempo aos programadores para adaptar os seus códigos. Tal como a empresa de Mountain View refere no seu blog oficial, também eles são programadores e sabem que há certas funcionalidades que levam o seu tempo a serem implementadas corretamente.

Mas nem sempre foi assim. O prazo inicial era até à distribuição oficial do Android Q. Uma calendarização que está a manifestar-se demasiado curta, daí este alargamento por cerca de mais um ano.

Android world

Mas afinal no que consiste o “Scoped Storage”?

Com esta nova API, cada aplicação terá a sua própria "caixa de areia". Significa isto que cada app terá acesso limitado à memória do smartphone para correr e guardar os seus próprios dados.

Isto potencia então a segurança do utilizador na medida em que as aplicações deixarão de ter acesso umas às outras e contarão com acesso limitado ao sistema operativo. Desse modo, será o próprio sistema operativo a barrar o acesso da aplicação A às informações da aplicação B, afirmando que esta não possui os privilégios necessários para tal.

Esta medida será particularmente importante pois irá potenciar a redução de malware no Android. Este tipo de software malicioso tem por hábito roubar informações de várias aplicações, algo que será impossível com a implementação do “Scoped Storage”.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tendo já passado por várias casas, a 4gnews é aquela que me segura desde 2015. Com um desejo insaciável de me manter atualizado tecnologicamente, a partilha desse conhecimento é apenas o seguimento natural das coisas.