Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Google acaba com rede secreta que podia estar a usar o teu Android sem saberes

A Google revelou ter acabado com um rede que usava os smartphones das vítimas para esconder atividades na internet. Milhões de dispositivos foram usados.

Android malware
Imagem ilustrativa criada pela IA Sora

A Google anunciou ter desmantelado uma rede criada por atores maliciosos que deixa os utilizadores Android em alerta. Esta rede terá usado smartphones, tablets e computadores para direcionar tráfego na internet e esconder as suas atividades.

Estima-se que esta rede tenha comprometido cerca de 9 milhões de dispositivos Android sem que os seus donos tivessem conhecimento. A boa notícia é que este esquema já foi encerrado graças a uma ordem judicial de um tribunal federal norte-americano.

Google culpa empresa chinesa por esta rede gigante de proxying

Conforme a Google revelou, esta rede com fins maliciosos contava com dezenas de sites e sistemas back-end pertencentes à empresa chinesa Ipidea. A tecnológica americana apelidou-a como a "maior rede de proxy residencial".

Simplificando as coisas, esta rede permitia que hackers e utilizadores maliciosos utilizassem o teu smartphone, tablet ou computador para direcionar o seu tráfego. Ou seja, aquilo que eles faziam na internet passava pelo teu dispositivo, dando a sensação que eras tu o autor dessas atividades.

Este esquema permite até aos seus autores utilizar o teu endereço de IP. Deste modo, eles conseguem camuflar tudo aquilo que fazem na internet, sendo um método recorrente deste tipo de atores para esconder atividades maliciosas ou criminosas.

Como é que o teu smartphone pode ter sido comprometido

Como em muitos casos de cibersegurança, o ponto de infeção está relacionado com a instalação de aplicações ou jogos gratuitos de fontes não verificadas. Estas são infetadas com um código secreto de proxy, permitindo aos seus donos direcionar o seu tráfego pelo teu smartphone.

Por isso, se costumas instalar aplicações ou jogos fora da Play Store, existe a possibilidade de o teu smartphone ter feito parte desta rede gigante de proxy. Felizmente, qualquer aplicação com SDK´s referentes à Ipidea é agora automaticamente identificada pelo Play Protect.

Este mecanismo, além de te notificar para esse cenário, remove automaticamente a aplicação em causa. Por isso, mesmo que o teu smartphone tenha sido comprometido, agora já não deverás ter mais esse problema.

No entanto, devemos alertar-te para a instalação de aplicações fora da Play Store. Esta prática deve ser sempre evitada devido aos riscos associados e a sua vulnerabilidade a esquemas fraudulentos e maliciosos como este.

Ipidea nega todas as acusações

Perante a notícia dada pela Google, não tardou até que a Ipidea se pronunciasse sobre o assunto. Sem surpresa, a empresa sediada na China refutou as acusações, dizendo que a sua atividade destina-se ao uso comercial legítimo e que se opõe a qualquer atividade ilegal.

Um porta-voz da empresa admitiu ainda ao The Wall Street Journal que a empresa usou técnicas de marketing agressivas. Todavia, afirma que já parou com isso.

Promoção do dia

XIAOMI REDMI Note 15
Poupar 15% ao finalizar compraXIAOMI REDMI Note 15 Ecrã AMOLED FHD+ de 6,77", bateria de 6000 mAh, câmara de 108 MP, resistência IP64, 8+256 GB
249,00 €Amazon
Logo 4gnews
Estamos a recrutar! Editor e Reviewer de Produtos Tech
Candidata-te agora
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.