Google: 5 factos do Android que provavelmente desconheces - parte 1

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

Este que é atualmente o sistema operativo para dispositivos móveis mais popular em todo o mundo já celebrou 10 anos. Todavia, o mesmo ainda reserva várias surpresas e muitos factos por descobrir. Vem daí, dizemos-te tudo sobre o Android da norte-americana Google.

Habituamo-nos à sua presença nos nossos smartphones, nos nossos tablets bem como nos relógios e até mesmo nos carros. Por conseguinte, este sistema operativo desdobra-se agora em várias facetas mas será que conheces todos estes factos sobre ele?

Vê ainda: Google quer que descubras novo conteúdo através do seu motor de busca

10 curiosidades divididas em dois artigos para facilmente assimilares tudo o que em seguida será exposto. Posto isto, será que conhecias todas estas 10 facetas do sistema operativo mais popular no mundo? Vem daí, começa agora a descoberta!

Por conseguinte este será o primeiro de dois artigos, dividindo o conteúdo em artigos de fácil leitura e compreensão. Posto isto e se tens algum dispositivo com este sistema operativo ou se estás simplesmente curioso certamente gostarás de descobrir estes factos!

1º- O Android não foi fundado pela Google

Contrariamente à crença popular, este sistema operativo não nasceu no seio da norte-americana Google. Em boa verdade o Android é a criação de Andy Rubin (atual CEO da Essential), Chris White, Nick Sears bem como Rich Miner. Nasceu em outubro de 2003.

Só posteriormente em agosto de 2005 é que a norte-americana Google finalizaria a aquisição do sistema operativo. Todavia, esta empresa sempre auxiliou a equipa original no desenvolvimento da plataforma.

O negócio foi firmado por 50 milhões de dólares e, logo que a tinta secou, a Google divulgou este produto junto das operadoras e fabricantes de dispositivos móveis. A sua promessa abordava sobretudo a flexibilidade do sistema, bem como o seu potencial de atualização.

2º - Sistema operativo foi concebido para as câmaras fotográficas

Inicialmente desenvolvido e concebido para as câmaras fotográficas digitais, a Google lançaria o sistema operativo em novembro de 2007. Isto após se ter apercebido do potencial do Android para novos dispositivos, os telemóveis que eventualmente passariam a ser conhecidos como smartphones.

Por conseguinte a tecnológica norte-americana adaptou o sistema, dotando-o de novas funções especificamente para smartphones. Surgia assim a plataforma que atualmente conhecemos. Hoje em dia o seu nome é praticamente sinónimo de smartphone.

3º - HTC Dream foi o primeiro smartphone Android

Este foi o primeiro telemóvel inteligente a adoptar a então jovem plataforma da Google. O sonhador HTC Dream que, em retrospectiva, catapultaria a marca sediada em Taiwan para a fama.

Chegando ao mercado em outubro de 2008 o terminal utilizava uma versão do sistema operativo baseado no Linux. A adaptação foi feita pela norte-americana Google, estreando assim a versão 1.0 e garantindo-lhe atualizações até à versão 1.6.

Todavia o produto seria criticado pela falta de funcionalidades e ficou na sombra de nomes como a Nokia, o seu Symbian OS bem como a BlackBerry. Ao mesmo tempo seria apelidado de inovador.

4º- Atualmente tem mais de 2 mil milhões de utilizadores

O anúncio foi feito pelo então vice-presidente (e atual CEO da Google) do Android, Sundar Pichai em 2015. Desde então estima-se que esta cifra tenha vindo a crescer, estando o sistema já em mais de 190 países espalhados pelo mundo.

Em suma, esta é atualmente a plataforma mais popular em todo o mundo.

5º- Os nomes das versões do sistema operativo

Toda a regra tem a sua excepção com a deste sistema operativo sendo a versão 1.0 e a 1.1. Todas as demais seriam desde então baptizadas com o nome de uma sobremesa popular ou um doce muito bem conhecido.

Os nomes de código têm sido escolhidos por ordem alfabética e por vezes mesmo dentro da mesma versão (numérica) temos nomes distintos. Veja-se o JellyBean e o KitKat. Todavia, recentemente temos um novo número e um novo nome para cada versão.

A saber:

Cupcake:

  • Versão 1.5

Donut:

  • Versão 1.6

Eclair:

  • Versão 2.0
  • Versão 2.1

Froyo: (abreviação de iogurte gelado”)

  • Versão 2.2

Gingerbread:

  • Versão 2.3

Honeycomb:

  • Versão 3.0
  • Versão 3.1
  • Versão 3.2

Ice Cream Sandwich:

  • Versão 4.0

Jelly Bean:

  • Versão 4.1
  • Versão 4.2
  • Versão 4.3

KitKat:

  • Versão 4.4

Lolipop:

  • Versão 5.0
  • Versão 5.1

Marshmallow

  • Versão 6.0

Nougat

  • Versão 7.0

Oreo

  • Versão 8.0

Pie

  • Versão 9.0

Conhecias todos estes factos em torno do sistema operativo mais popular do mundo? Escapou-nos algum que mereça ser aqui referido? Deixa-nos as tuas sugestões e podes ver aqui a segunda parte.

Editores 4gnews recomendam:

Play Store: 18 novos jogos Android grátis que tens de instalar

Play Store: 18 novos jogos Android grátis que tens de instalar

Fonte

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.