Google: 5 factos do Android que provavelmente desconheces - parte 2

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

Presente em mais de mil milhões de dispositivos móveis o sistema operativo Android está inexoravelmente ligado à norte-americana Google. Inegavelmente popular, o sistema do "robô verde" celebrou recentemente 10 anos e, por conseguinte, dar-te-emos 10 factos.

10 curiosidades divididas em dois artigos para facilmente assimilares tudo o que em seguida será exposto. Posto isto, será que conhecias todas estas 10 facetas do sistema operativo mais popular no mundo? Vem daí, começa agora a descoberta!

Vê ainda: Google quer que descubras novo conteúdo através do seu motor de busca

Por conseguinte este será o segundo de dois artigos, dividindo o conteúdo em artigos de fácil leitura e compreensão. Posto isto e se tens algum dispositivo com este sistema operativo ou se estás simplesmente curioso certamente gostarás de descobrir estes factos!

No final poderás partilhar este conteúdo ou simplesmente guardar na tua libraria de marcadores ou lista de leitura. Mais ainda, se conheces mais curiosidades e factos sobre este sistema que querias partilhar, deixa-nos também o teu comentário.

5º- Sistema operativo Android é "open source"

Este talvez seja o facto mais óbvio acerca deste sistema operativo. Por conseguinte a Google disponibiliza-o gratuitamente a toda e qualquer fabricante de dispositivo móveis interessada. Nesse sentido, as marcas não têm que pagar nenhum tipo de licença, algo que atraiu inúmeras empresas desde então.

6º- A Google consegue lucrar com o Android

Sendo de fonte aberta / livre (open source) poderia à primeira vista significar uma total abdicação dos possíveis lucros por parte da Google. Tal não sucede, apostando na massificação do seu sistema operativo como principal veículo de publicidade.

Desta forma, apresentando publicidades e com as suas diversas apps (aplicações), a Google consegue lucrar bastante com o sistema operativo Android. Com a crescente popularidade da plataforma cresce também o potencial de lucro para a tecnológica norte-americana.

7º- Sabes como se chama o famoso robô verde?

Não, não se chama simplesmente Android mas sim "BugDroid". Este é o nome (não oficial) mas carinhosamente dado pelos colaboradores da Google ao logótipo e mascote ou símbolo de todo o sistema operativo.

Já em jeito de curiosidade este logótipo foi desenhado por Irina Blok, corria o ano de 2007 e a plataforma estava a dar os seus primeiros passos. Desde então o robô verde já é mundialmente reconhecido.

8º- Honeycomb, o maior falhanço do sistema operativo da Google

Foi durante a CES 2011 (International Consumer Electronics Show) serviu de palco para a apresentação do maior fracasso de toda a plataforma da Google. Desconheciam-no então mas o tablet Motorola XOOM seria o embaixador do enorme flop conhecido agora como Android 3.0 Honeycomb.

Esta versão do sistema operativo foi completamente redesenhado para funcionar em tablets. Consequentemente nunca correria em smartphones e o resultado foi o maior fracasso da tecnológica norte-americana até à data.

9º- O Android motivou despedimentos na alta cúpula da Apple

A importância e o impacto do sistema operativo Android no mercado dos dispositivos móveis ficou bem sulcada em 2009. Porquê esse ano? Foi então que Eric Schmidt, então CEO da Google foi forçado a abandonar o painel de administração da Apple.

Em causa estavam interesses conflitantes com os planos futuros da Apple apra o setor dos dispositivos móveis. Por outras palavras, o surgimento do iPhone tornou incompatível a presença de Schmidt, agora CEO da Alphabet, na empresa da maçã.

10º- já são 24 as versões do sistema operativo da Google

Desde 2008 que já foram publicadas 24 versões distintas deste sistema operativo. Atualmente temos, por norma, uma nova versão a chegar em agosto de cada ano. Por conseguinte, a tecnológica norte-americana tem agora um calendário anual de lançamentos.

A cada nova versão temos novas funções bem como a optimização do seu funcionamento com base nas lições adquiridas ao longo do ano.

Conhecias todos estes factos em torno do sistema operativo mais popular do mundo? Escapou-nos algum que mereça ser aqui referido? Deixa-nos as tuas sugestões e podes ver aqui a primeira parte.

Editores 4gnews recomendam:

Play Store: 18 novos jogos Android grátis que tens de instalar

Play Store: 18 novos jogos Android grátis que tens de instalar

Fonte

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.