Gmail vai trazer-te mais privacidade! Conhece as novidades que estão a chegar à aplicação

Filipe Alves
Comentar

O Google Gmail é provavelmente um dos serviços de email mais usados no planeta e com boas razões. O Gmail faz uma ótima gestão de Spam e é um email seguro e simples de utilizar.

Além disso, é um email "inteligente". As integrações da Google ao longo dos anos fizeram desta aplicação mais inteligente que nunca. O Gmail pode ir completando a tua frase enquanto escreves, tem a possibilidade de lembrar-te de viagens que se estão a aproximar, ou até informações sobre a encomenda que pediste na Amazon.

Gmail trará mais privacidade ao utilizador

Google Gmail

Contudo, para que funcionalidades acima aconteçam, é preciso que o Gmail obtenha informações de outras aplicações e vice-versa. Por exemplo, se marcas uma viagem de avião a tua Google Assistant consegue perceber que tens uma viagem marcada e dá-te informações da viagem no Google Discovery ou até informações do tempo no local que vais aterrar.

A nova atualização do Google Gmail prepara-se para dar a possibilidade ao utilizador de desativar esse tipo de serviços. O pessoal do XDA descobriu código na aplicação que comprova que a Google está a preparar a possibilidade de desativar estas integrações.

Ainda não temos ideia concreta como é que será o menu de ativação/desativação. Porém, temos ideia que estas ativações serão apenas na aplicação do Gmail. Ou seja, não precisarás de ir a outra aplicação e voltar a clicar que não queres informações partilhadas.

A maior parte dos utilizadores do Gmail nem sabe que esta comunicação entre Apps existe. Às vezes mais parece magia negra. Como é que a Google sabia que ias viajar? Ou que uma encomenda estava prestes a chegar?

Esta implementação mostra que a Google quer dar mais liberdade e conhecimento ao utilizador. Uma boa coisa nos dias em que estamos.

Editores 4gnews recomendam:

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.