Gmail: Google prepara-se para melhorar consideravelmente a organização da aplicação

Filipe Alves
Comentar

A Google está a preparar uma atualização ao Gmail que vai melhorar consideravelmente a organização dos teus emaisl na aplicação. Curiosamente, esta nova implementação chegará de uma aplicação que a Google abandonou há uns tempos chamada "Inbox".

A aplicação "Inbox" prometia uma organização de email totalmente diferente ao Gmail. Os emails eram agrupados e não ficavam perdidos no meio da caixa de entrada. Infelizmente a aplicação acabou por ser encerrada pela Google, algo que nos deu a ideia que algumas das suas funcionalidades pudessem migrar para o Gmail.

Google implementará uma nova organização no Gmail

Google gmail

O pessoal do 9to5Google deram um olhar interno às mudanças da aplicação do Gmail e descobriram uma quantidade de código que era seriamente parecida com o Inbox.

Para ser mais mais concreto, o Gmail conseguirá agrupar os emails de forma automática em segmentos. Por exemplo, viagens, promoções, compras, finanças e por aí fora.

Ou seja, com esta nova categoria, quando receberes um email da EDP, por exemplo, esta será automaticamente agrupada na categoria "finanças".

Ou então quando compras uma viagem e tem múltiplos voos e comboios. Tudo o que comprares para essa viagem, ficará agregado de forma automática na categoria "viagens".

Quando teremos a nova funcionalidade no Gmail

Google Gmail smartphone

Ao que parece a Google ainda está na fase implementar da nova funcionalidade. Assim sendo, não há datas concretas para recebermos a característica no nosso smartphone.

Ainda assim, ficamos a saber que a Google não abandonou por completo a ideologia da aplicação Inbox e ainda bem. O Inbox era uma uma App que merecia o download e o tempo de aprendizagem para a sua utilização (que ainda era algum). Mas mostrou-se ser uma ideologia fantástica para a interação com o email. Esperemos que a Google porte ainda mais funcionalidades da antiga App.

Editores 4gnews recomendam:

Comentar
Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.