Gmail da Google - Já chegaram as novidades para Android, iOS e versão Web

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

O serviço de correio eletrónico utilizado por milhões de pessoas em redor do mundo, o Gmail da Google começa finalmente a implementar as novidades blog oficial está na hora de te preparares para a chegada das novidades do Gmail da Google. Entretanto a tecnológica norte-americana já nos deu uma visita guiada pelas principais novidades e melhorias para este serviço.

Vê ainda: Xiaomi Mi 6X é oficial! Snapdragon 660 e 6GB de RAM por 207€

Estas melhorias começaram a ser distribuídas esta quarta-feira e trazem uma grande mudança no aspecto e funções no Gmail da Google. O seu novo look chegará gradualmente a milhões de utilizadores às plataformas Android, iOS e desktop (versão Web).

Este que é o serviço de email mais popular no mundo foca-se agora na produtividade e funcionalidade. Note-se que todo o mote ou lema desta atualização é “get more done.” Fazer mais, numa tradução livre e tudo começa com as Respostas Inteligentes para este serviço de email.

Chegaram as novidades para o Gmail da Google!

No novo Gmail da Google para Android, iOS e desktop terás também as Tarefas do Google para que não de esqueças dos teus compromissos. Já por outro lado, a partir do teu Android, com a App Tasks (tarefas), poderás sincronizar os teus compromissos com o serviço de correio. Tudo isto através da "G suite", o portfólio de serviços da Google para uma sincronização automática entre smartphone Android ou iOs e o teu computador (Windows, Mac, Linux, etc).

Plataformas Android, iOS e desktop (versão Web) com melhorias

Encontrarás também um novo botão Snooze para adiar os emails (envio) para um horário definido por ti. Terás ainda a opção de abrir os anexos sem ter que expandir as conversas / troca de emails. Algo particularmente útil para os emails extensos e/ou em cadeia.

A integração de mais serviços e aplicações (Apps) para Android e iOS é um dos principais vetores desta mudança. A partir de agora teremos uma grande variedade de apps com melhor integração e sincronização com o novo Gmail da Google.

A ênfase é colocada na uniformidade de funções e aspecto entre as plataformas Android ou iOs e o teu computador. Independentemente da plataforma escolhida terás sempre um ambiente de trabalho familiar. Com as ferramentas a que estás habituado, em qualquer lado.

O novo Gmail da Google está mais inteligente

O serviço, como um todo, está ainda mais inteligente com esta atualização. Principalmente no que à gestão das mensagens (emails) recebidos diz respeito. A forma como as mensagens recebidas são tratadas garantem que não perderás um email. Aqui sobretudo aqueles que definires como sendo importantes.

As aplicações móveis para Android e iOS possuem agora um modo de Alta Prioridade de notificações como parte desta nova atualização do Gmail da Google. Mais ainda, dar-te-ão a possibilidade de anular a subscrição de certos emails. Fá-lo-á quando constatar que costumas ignorar ou eliminar imediatamente os emails de um certo remetente.

O Gmail da Google saberá identificar quando já não estás interessado. Ora, por exemplo, numa newsletter e vai-te sugerir que anules a subscrição da mesma. Tudo isto para evitar que a tua caixa de correio fique sobrecarregada com SPAM ou correio indesejado.

Mais segurança e privacidade para as versões Android, iOS e versão Web

A nível de segurança temos desde logo um forte reforço da deteção automática de SPAM. Agora, os emails que não forem detetados automaticamente pelos filtros de segurança da Google mas que sejam considerados suspeitos serão entregues ao destinatário. Todavia, serão entregues com um aviso bem visível que salienta o seu potencial de SPAM.

Terás também o novo Modo Confidencial, aqui explicado, nas versões Android, iOS e também na versão Web do novo Gmail da Google. Este modo impedirá os destinatários de re-encaminhar o email. Impedirá a sua cópia, impressão ou download dos ficheiros anexados. Todavia, não impede as capturas de ecrã / tela.

As novidades estão a ser distribuídas de forma gradual

Importa frisar que todo o novo Gmail da Google. Todo o seu novo design e funções estão a ser distribuídos de forma gradual. Para os utilizadores Android as novidades chegarão através da Google Play Store. Para os utilizadores iOS as novidades chegarão através da AppStore.

Já para a versão Web (desktop) as mudanças serão implementadas pela própria tecnológica norte-americana sem necessidade de intervenção do utilizador. Mais ainda, a gigante de Mountain View afirmou que o seu serviço de correio eletrónico terá agora suporte para mais funções offline.

Mais ainda, a sua aplicação Inbox continuará a ser atualizada, recendo também melhorias e um novo design a seu tempo. Todavia, o foco da empresa passa cada vez mais pelo seu Gmail nas diferentes plataformas onde é ofereceido.

Por último temos um vídeo ilustrativo das últimas mudanças aplicadas ao serviço de correio eletrónico. Corria o ano de 2011.

Assuntos relevantes na 4gnews:

d

na Índia- 1º trimestre

OnePlus 6 será apresentado no dia 16 de maio em Londres, 17 na China

Fonte

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.