Gmail já pode ser integrado com a Cortana da Microsoft

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

Se utilizas o sistema de correio eletrónico da Google, o Gmail, já o poderás ligar / sincronizar com a assistente virtual da Microsoft, a Cortana no Windows 10. Poderás dar-lhe acesso a vários aspectos da tua conta. Tal como outros serviços, ao conectares a tua conta de correio eletrónico à assistente virtual Cortana dar-te-á acesso rápido a informações sobre a tua conta, o teu perfil, etc.

Vê ainda: do Ano, Marca Revelação e Melhor Design”

É sem dúvida uma boa notícia para quem gosta de ter todos os seus contactos, emails e demais informações conectadas e sincronizadas entre as várias plataformas. Assim, com a Cortana terás acesso rápido também à tua agenda, contactos e claro, a todo o teu correio eletrónico.

Sincroniza o teu Gmail com a Cortana da Microsoft no Windows 10

Para proceder à sincronização entre estes serviços terás, em primeiro lugar que adicionar a tua conta. No teu computador com o sistema operativo Windows 10 carrega na barra de pesquisa. Vai até à seção da Cortana no painel esquerdo. A partir daí seleciona o "Connected Services" ou serviços ligados. Agora seleciona "Add a Service" ou adicionar um serviço.

Em seguida seleciona o Gmail de entre a lista de serviços possíveis. Escolhe o Gmail, clica em "Connect" ou ligar (consoante o idioma do teu sistema operativo). A partir daí será aberta uma nova janela onde poderás fazer o log-in na tua conta de Gmail. Aí sim, ser-te-ão pedidas as necessárias autorizações para que a Cortana da Microsoft possa aceder e gerir o teu correio eletrónico. Sem esquecer a integração com a Google Drive e respectivos ficheiros, os contactos e até mesmo os teus calendários.

O serviço de correio eletrónico da Google junta-se assim à lista de vários outros serviços e fornecedores de email como o Knowmail, LinkedIn, Office 365, Outlook, Skype, e até mesmo a Dynamics CRM. Será mais uma curiosidade para alguns utilizadores mas não deixa de ser algo positivo.

O futuro passará cada vez mais pela integração dos vários serviços em todos os nossos gadgets para facilitar o nosso dia-a-dia. Independentemente da marca que os desenvolva, nenhum se pode dar ao luxo de existir isolado dos demais.

E tu, já conseguiste fazer esta sincronização? Deixa-nos o teu feed-back abaixo, nos comentários.

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.