Gmail: correio eletrónico da Google recebe novo design Material You

Rui Bacelar
Comentar

O Gmail da Google está prestes a receber uma nova cara para os utilizadores do serviço através do computador. Ou seja, na vista Web para as plataformas Windows / PC ou Mac, entre outros sistemas operativos. É a maior alteração após a última mudança em fevereiro de 2022.

Recordamos, a propósito, que já em fevereiro tivemos alterações visuais ao aspeto predefinido do Gmail, promovendo então uma maior integração entre os serviços Google Meet, Spaces, bem como o Chat. O utilizador podia, então, optar pelo visual preferido.

Alterações visuais trazem o design Material You para o serviço Gmail

Google Gmail
Novo design a chegar ao serviço de correio eletrónico. Crédito: Google

O novo visual do Gmail é, efetivamente, inspirado no design Material You que podem encontrar, entre outras plataformas, no sistema operativo Android 12 da Google. Agora, também a versão Web do serviço de correio eletrónico abraça esta filosofia de design promovendo uma maior concordância entre os vários serviços da tecnológica norte-americana.

As alterações foram primeiramente anunciadas pela própria empresa através do seu blog oficial. Importa notar que as alterações serão aplicadas automaticamente pela própria Google, com a opção de reverter as mudanças de design. Note-se que este controlo estará presente nas definições da UI, caso o utilizador pretenda manter o visual atual da sua caixa de correio.

Integração profunda entre o Gmail, Meet, Spaces e Chat da Google

Google Gmail
Novo design a chegar ao serviço de correio eletrónico. Crédito: Google

As alterações introduzidas pretendem tornar o Gmail numa autêntica plataforma de produtividade com todas as ferramentas necessárias incorporadas numa só página. Assim, sempre que abrirem o Gmail na Web, através do PC / Mac, ou através do browser dos dispositivos móveis Android e iOS, terão uma nova "cara" para a caixa de correio.

Veremos também um maior destaque dado a serviços complementares como o Chat e Meet da Google, mas se quiserem podem optar por ocultar estes elementos. Desse modo, toda a atenção poderá permanecer focada na caixa de entrada do Gmail, sem mais distrações ou interrupções.

Por fim, a Google afirma que as alterações visuais que refletem já o design Material You podem demorar até 15 dias a chegar a todos os utilizadores. Desse modo, caso ainda não tenham o novo "look" na vossa caixa de correio não se preocupem, a mesma estará (mesmo) a chegar no espaço de poucos dias.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. Ocupa-se com as novidades de tecnologia na 4gnews. Email: ruifbacelar@gmail.com