Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Gigante automóvel pode não entrar na "corrida" da condução autónoma

Recentemente, um chefe de dinâmica de condução e assistência da BMW deu a entender que a marca irá apostar mais em "condução cooperativa" do que condução autónoma.

Condução Autónoma

Hoje em dia, cada vez mais se fala em condução autónoma. Quem também deu a entender que iria abraçar este tipo de tecnologia foi a BMW. O problema é que os últimos indícios não são muito animadores nesse sentido.

Como recorda a Auto Blog, foi em 2017 que a BMW apresentou uma versão conceito, que viria a “dar vida” ao iX. Na altura, foi dito que, até 2023, estes automóveis teriam a capacidade de circular sozinhos em várias partes do mundo. Ora, isso não aconteceu.

Condução autónoma ou cooperativa?

Recentemente, a marca alemã apresentou a sua próxima geração de carros elétricos Neue Klasse. Na apresentação, um dos aspetos que saltou à vista foi uma expressão usada pelo chefe de dinâmica de condução e assistência da BMW.

Nas palavras de Alexander Karajlovic, em vez de falarmos de condução autónoma, devemos antes falar de “condução cooperativa”. Ou seja, algo um pouco diferente daquilo que tínhamos idealizado numa fase inicial.

Na prática, isto quer dizer que os carros da BMW vão continuar a ajudar o condutor de várias formas. No entanto, isso não quer dizer que o carro, por si só, conduza. Estes poderão atuar, por exemplo, numa lógica de intervenção, quando estiveres a conduzir de forma errada.

Mais do que estar à procura de “recursos chamativos”, Karajlovic explica que a BMW procura oferecer “segurança” ao utilizador. “Não estamos focados em alguns clientes com assistência de nível três, porque a maioria não terá vantagem” - refere o próprio.

Tesla tem sido destaque na condução autónoma

Por oposição à BMW, quem se tem destacada ao nível da condução autónoma é a Tesla. Como o 4gnews te deu a conhecer, a marca de Elon Musk lançou recentemente o Robotaxi. Tal como o nome sugere, é um serviço de táxi baseado em condução autónoma.

O lançamento aconteceu há menos de um mês e tem dado bastante que falar. Pelas redes sociais, têm sido várias as publicações que nos mostram o Robotaxi em ação. Em baixo, podes ver dois vídeos do novo táxi robótico da Tesla.

History has been made. I've taken my first driverless Tesla Robotaxi. pic.twitter.com/XLywuCi77g

— Dirty Tesla (@DirtyTesLa) 22 de junho de 2025

First Ride in Robotaxi 🤯🤯🤯👏🏼👏🏼👏🏼@Tesla @KalenaKBrown @elonmusk pic.twitter.com/ZN62yNEvgb

— Kim Java (@ItsKimJava) 22 de junho de 2025
LISEN Carregador de carro carregamento rápido 54 W + 60 W cabo
LISEN Carregador de carro carregamento rápido 54 W + 60 W cabo
10,11 €Amazon ES
16,25 €-38%
Adiciona o 4gnews ao teu Google News Google News
Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.