Gigabyte revela SSD com velocidades superiores a 15GB/s

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

A Gigabyte revelou na Computex 2019 os resultados alcançados pelo seu SSD com protocolo PCIe 4.0. Os impressionantes números mostram velocidades de escrita e leitura sequencial que excedem os 15GB/s, naquilo que é uma largura de banda nunca antes vista.

O protocolo PCIe 4.0 está já implementado nas motherboards X570 e nos processadores Ryzen 3000. O hardware apresentado pela AMD na Computex 2019 tira vantagem deste novo e mais rápido protocolo, e o mesmo acontece com a Gigabyte nos seus novos SSD.

Chama-se “Auros AIC Gen4 SSD” e consegue acoplar até 4 SSDs PCie 4.0 no seu interior. Com uma densidade de 2TB cada, temos um total de 8TB de armazenamento total. Configurados em RAID 0 (a trabalhar em conjunto), alcançam os expressivos números superiores a 15GB/s.

Almofadas térmicas e ventilador dissipam o calor gerado pelo SSD

Muita velocidade, significa temperaturas altas. Por isso, este SSD conta com uma capa em alumínio, e com “almofadas” térmicas que facilitam a dissipação de calor. Além disso, contam com um ventilador que providencia constante ar fresco, bem necessário nestas condições.

Este é apresentado pela Gigabyte como o SSD mais rápido do mundo. No entanto, apenas funciona na sua velocidade máxima com os processadores Ryzen de terceira geração. Isto porque, para já, são os únicos que suportam o protocolo PCIe 4.0.

A Gigabyte não revelou preços nem disponibilidade deste produto no futuro. Podemos dizer que se trata apenas de um “show off” das potencialidades dos seus SSD Auros NVMe gen 4, que já alcançam velocidades de 5GB/s de escrita e leitura.

Mais sobre a Computex 2019:

  • AMD anuncia o Ryzen 9 3900X: desempenho de um Intel Core i9 por metade do preço
  • Intel lança processadores Ice Lake: jogar num ultraportátil nunca foi tão fácil
  • Projeto Athena: estes computadores portáteis sentem quando estás por perto
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.