Conforme prometido no início deste ano, o Gemini começou finalmente à plataforma Google TV. A partir de hoje, a IA da norte-americana passa a marcar presença também em televisões, mas de forma limitada.
Gemini no Google TV estreia-se na série TCL QM9K
A primeira televisão a suportar o Gemini será a série TCL QM9K, apresentadas na IFA 2025. Por enquanto, este é o único modelo com o desejado suporte para o Gemini, mas a Google promete que mais equipamentos serão contemplados "ainda este ano".
Outro contratempo nesta história é que a linha de televisões mencionada ainda não se encontra disponível na Europa. Ou seja, os utilizadores europeus ainda terão de esperar um pouco mais para poder usar o Gemini nas suas televisões.
Além disso, os modelos que estreiam o suporte para o Gemini não serão para todas as carteiras. Falamos de televisões topo de gama, com tecnologia de ponta e preços com começam nos 3000 dólares.
Quando poderemos começar a usar o Gemini no Google TV?
Por enquanto, ainda não temos uma resposta concreta para esta questão. A Google limitou-se a anunciar que mais dispositivos Google TV receberão o Gemini "ainda este ano".
Para satisfazer parte da curiosidade dos fãs, a empresa revelou que dispositivos receberão a sua nova IA. Com efeito, os primeiros a receber o Gemini será o Google TV Streamer, as televisões Hisense das linhas U7, U8 e UX de 2025 e as TCL QM7K, QM8K e X11K.
A julgar pelos equipamentos revelados, o Gemini exigirá algum poder extra dos equipamentos suportados. Prova disso é o facto de a Google ter anunciado a sua chegada ao Google TV Streamer e não mencionar o Chromecast.
Portanto, se quiseres ter o Gemini na tua televisão, terá de investir um pouco mais - exceto caso já tenhas algum dos dispositivos mencionados. Para os restantes, a Assistente Google continuará a ser o teu parceiro digital.
O Gemini no Google TV adicionará novas funcionalidades que facilitarão a vida dos utilizadores. Por exemplo, a IA da Google poderá ajudar-te a encontrar os filmes e séries ideias para cada ocasião, fazer resumos do que aconteceu em temporadas passadas de qualquer série ou ajudar-te a encontrar aquela série do momento, mas que não saibas o seu nome.