Em dezembro, a Google pode revelar o Gemini 2.0. A informação chega através do site The Verge que avança que a Google vai mostrar a nova versão do seu modelo IA, exatamente um ano depois de ter revelado, pela primeira vez, o Gemini.
Quanto à OpenAI, as informações são contraditórias e não é ainda certo que o antecipado modelo Orion veja a luz do dia ainda em 2024
OpenAI tem outras tecnologias para os utilizadores
No cerne da polémica está o Orion da OpenAI. Enquanto o site The Verge afirma que o modelo IA vai ser lançado este ano em dezembro, o site TechCrunch garante que tal não vai acontecer.
Tudo porque um porta-voz da OpenAI já garantiu que a empresa “não tem planos para lançar um modelo com o nome de código Orion este ano. Planeamos sim lançar muitas outras tecnologias excelentes”.
De acordo com o site TechCrunch, o porta-voz da OpenAI está a referir-se a uma nova versão do ChatGPT que, essa sim, será lançada no último mês deste ano, tal como o Gemini 2.0 da Google.
Gemini 2.0 com algumas questões por resolver
Mas parece que a Google está também a enfrentar alguns desafios com o Gemini 2.0. De acordo com o site The Verge, o modelo de IA “não está a registar os ganhos de desempenho que a equipa liderada por Demis Hassabis esperava”.
Nesse sentido, o lançamento do Gemini 2.0 pode resultar numa atualização incremental ao Gemini 1.5 Pro, lançado em fevereiro passado para os terminais Android.
Para já, tudo se mantém em aberto sobre as tão antecipadas novidades IA das principais empresas envolvidas no desenvolvimento de Inteligência Artificial generativa.