Nos Estados Unidos, a McDonald’s testou uma forma de atendimento com Inteligência Artificial (IA). O problema é que o resultado não foi propriamente o melhor, pelo que a resposta aos pedidos através de IA foi cancelada no drive-in.
Tudo isto porque foram reportados vários casos de insucesso no atendimento, o que pode gerar alguma frustração no cliente. Afinal de contas, já dizia o reclame da Snickers: tu não és tu quando tens fome!
Alguns clientes receberam gelados com cobertura de bacon
Recorde-se que o sistema de IA foi anunciado em 2019 pela cadeia de restaurantes. Contudo, claramente não correspondeu às necessidades do consumidor, já que foram registados pedidos muito estranhos.
De acordo com a BBC, alguns destes são gelados com cobertura de bacon, ou até mesmo nuggets a custar centenas de euros. Escusado será dizer que não é isso que se está à espera, ao ir ao McDonald’s.
Só nos Estados Unidos, 100 restaurantes experimentaram o atendimento com IA. Seria de esperar que, se a experiência fosse um sucesso, fosse alargada para outros restaurantes, não só nos EUA mas também no resto do mundo.
A McDonald's acabou com a IA no drive-in, mas promete voltar
Ainda assim, a McDonald´s decidiu dar um passo atrás e acabar com a tecnologia de IA no atendimento ao público até ao final de julho. A informação foi dada oficialmente à Restaurant Business.
No entanto, recordemos este ditado: “por vezes, é preciso dar um passo atrás, para dar dois à frente”. É bem possível que vá ser esse o caso com a McDonald’s, no que toca ao atendimento com IA.
A empresa de restaurantes foi clara ao assumir que esse plano continua a fazer “parte do futuro dos seus restaurantes”. Para tal, a McDonald’s compromete-se a estudar soluções mais viáveis e que permitam alcançar os objetivos da marca a “longo prazo”.
É claro que esta forma de usar a tecnologia gera sempre opiniões divergentes. De um lado, os que anseiam por inovação futurista. Do outro, os que receiam que se esteja a tirar mão de obra ao ser humano.
Ainda assim, a boa notícia para o segundo grupo é que, aparentemente, não é tão fácil quanto parece tirar lugar a pessoas reais nos drive-ins da McDonald’s.