Gboard - o Teclado Google que vai mudar o teu Android

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

Depois de toda a comoção em torno do fim-de-semana das compras com a Black Friday e Cyber Monday a chegarem ao fim está na altura de olharmos com atenção para algumas das novidades desta aplicação Gboard, o teclado Google que vai mudar o teu Android. Antes de mais - e se quiseres - já podes fazer o download da APK com a nova versão 6.8 que introduz todas as melhorias e novidades que em seguida abordaremos.

Vê ainda: d temporariamente gratuitos

Este é um dos melhores teclados que podes utilizar no teu Android - e até mesmo para iOS (apesar do teclado nativo ser muito bom) - melhor ainda, agora com a nova versão 6.8. Esta nova versão chega-nos depois de uma curta fase Beta para testar todas as funcionalidades e se acompanhas a 4gnews, saberás que o teclado Google é uma das Apps que está presente no meu smartphone, o OnePlus 5.

Gboard é o teclado da Google que já devia estar presente no teu Android

Agora, para além de novo emoji's, com melhorias no mecanismo de escolha destes emoji's temos também um novo método de escrita manual neste teclado Google. Esta era uma das grandes novidades da versão Beta e que agora já se encontra disponível para todos os utilizadores Android.

A adição desta funcionalidade já tinha sido antecipada pelo pessoal da d Police. Agora está na altura de tu a testares e nos dizeres se mudou ou não o teu Android! Podes encontrar a aplicação para download no final do artigo. O pacote de instalação é assinado pela Google portanto podes instalar a APK com segurança.

Pessoalmente utilizo este teclado e posso atestar a sua rapidez, fiabilidade e facilidade de utilização. Em seguida temos um exemplo do novo método de introdução de texto via manual.

Basta desenhares as letras na nova área de introdução e em seguida o teclado reconhecerá o texto introduzido. Experimenta no teu Android. Deste lado está a funcionar bem em inglês se bem que ainda precisa de alguma melhorias para o idioma português.

Para ativares este modo de escrita manual em primeiro lugar tens que selecionar o Gboard como o teu teclado predefinido. Em seguida pressiona a barra de espaços durante algum tempo. Agora, nas definições do idioma escolhe - adicionar teclado. Escolhe a linguagem que queres utilizar e procura a opção "Escrita manual".

Descarrega AQUI a APK da Gboard v6.8 - o teclado Google

E tu, costumas utilizar este teclado Google ou a tua preferência recai sobre outra solução? Qual é o teu teclado de eleição? Deixa-nos o teu feed-back abaixo, nos comentários e um até já.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Huawei Nova 2S é visto pela primeira vez e promete

Photos – Selecionar texto presente numa imagem já é possível com o Lens

Samsung Galaxy S9 representa a grande ambição da Samsung

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.