Gboard: o novo teclado da Google já está disponível para Android e iOS

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

De entre toda a panóplia de aplicações existentes, quer para o Android quer para o iOS, os diferentes tipos de teclados não poderiam faltar. Falar em teclados sem falar no Swiftkey é quase um sacrilégio, dada toda a popularidade de que este teclado goza no mundo tecnológico. No entanto, há quem prefira algo mais simples e se fique pelo teclado da Google, que também possui as suas virtudes, obviamente e, no meu caso pessoal, é precisamente esse que utilizo.

Vê também: 4 Aplicações essenciais para uma mulher independente

Este teclado não se encontra livre de inovações, claro, e foi isso mesmo que a Google fez com o novo Gboard. Esta é a nova designação para o teclado próprio da Google, onde as modificações não se limitaram apenas ao nome do mesmo. Também novas funcionalidades foram adicionadas, as quais passo a explicar.

A novidade que maior relevo devo fazer é a integração direta com a pesquisa Google. Com a adição do G da Google à interface do Gboard, passa então a ser possível aceder à pesquisa Google diretamente do teclado e assim a partilha de qualquer informação oriunda da mesma fica também bastante facilitada. Há também agora o Glide Type, que basicamente é a funcionalidade que nos permite escrever qualquer texto simplesmente arrastando o dedo pelo teclado de forma a formar as palavras pretendidas. Todas estas funcionalidade terão, porém, de ser ativadas manualmente nas definições do Gboard.

Será também possível digitar texto por intermédio da nossa voz, ou seja, podes verbalizar ao teu smartphone o texto que pretendes enviar para alguém. É também possível digitar texto em várias línguas em simultâneo e que te permitirá mudar entre duas opções rapidamente durante a escrita. De referir ainda um modo para uma utilização com apenas uma mão, especialmente pensada para os equipamentos de maiores dimensões, e ainda uma pesquisa própria para Gif e emoji.

Tal como referido no título deste artigo, este novo Gboard está já disponível quer para iOS, através das respetivas lojas de aplicações. Se gostas-te daquilo que foi aqui descrito, basta seguires os links respetivos e proceder à instalação do Gboard.

Talvez queiras ver:

Xperia X e X Compact são os próximos Sony a receber o Nougat

Samsung Galaxy S8 com sensor de impressões digitais na sua traseira pode acontecer

iPhone 6S explode por completo após carregamento

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.