Gaming: Existe ou não algum benefício para a saúde em jogar?

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 5 min.

Passamos horas a fio em frente ao ecrã, desde tenra idade este é um hábito cada vez mais comum. Seja no YouTube, seja a trabalhar e, sobretudo, nas longas sessões de gaming. São cada vez mais os títulos com densas linhas de história, bandas sonoras envolventes e gráfica e visualmente deslumbrantes.

Vê ainda: Surface Laptop será a nova aposta da Microsoft

Os nossos ecrãs / monitores tem aumentado em tamanho, resolução e rapidez. As nossas cadeiras, mais ergonómicas ou pelo menos mais vistosas, tem acompanhado esta tendência mas será que o gaming apresenta algum benefício para a nossa saúde? Esta é uma questão que a AOC tenta responder. Para tal efetuou um estudo e apresentação que poderão encontrar na íntegra na fonte do artigo.

Vivemos num mundo em que a tecnologia faz parte do nosso dia-a-dia, seja para trabalho, comunicação e sobretudo para diversão, já não dispensamos os nossos computadores e smartphones. Contudo, o fenómeno Gaming ainda não está bem enraizado na mentalidade portuguesa e brasileira. Quais os benefícios do Gaming, se é que existem?

Gaming: Qual o impacto na saúde?

Nem toda a gente conhece os benefícios do Gaming, do simples ato de jogar jogos de computador ou consola. Escuso-me até de citar os jogos para smartphone. São nestas três principais plataformas que o fenómeno tem crescido e conquistado público de todas as idades. Seja na PlayStation, Xbox ou no PC (minha plataforma favorita para jogos), está na hora de conhecer alguns dos maiores benefícios do Gaming.

1- Memória, Concentração, Raciocínio Lógico. Três factores extremamente desenvolvidos durante as sessões de Gaming. Sobretudo em jogos de estratégia, jogos de first person shooter (FPS) desenvolvem também os teus reflexos, independente da idade do jogador. Claro, como em tudo é necessário equilíbrio e um estilo de vida ativo.

2- As tuas capacidades cognitivas, a capacidade de absorver o que se passa em teu redor irá aumentar. A velocidade com que apercebes do que se passa em tua volta e agir em conformidade. Desde o uso dos nossos sentidos à capacidade de lidar com as emoções e a resolução de problemas. Estas capacidades são bastante desenvolvidas pelos jogos de estratégia em tempo real ou RTS e são o meu género favorito. Aqui, os títulos "Total War" conquistam-me, desde 2004 com o lançamento do primeiro Rome Total War.

3- Capacidade de processar a informação visual. Durante as sessões de gaming terás que prestar atenção a vários estímulos visuais, muitas vezes simultaneamente. Esta capacidade de absorver e processar imensa informação visual despertará o teu cérebro, obrigando-o a aprender continuamente.

Jogos em que comandas uma nave, avião, carro ou qualquer outro veículo e onde és rodeado por inimigos. Este género obriga-te a estar constantemente alerta, atento às ameaças. É imensa informação a decorrer ao mesmo tempo e, inicialmente, terás dificuldade em fazer todas as decisões necessárias para passar mais um nível ou completar uma missão. Com o tempo e prática isto melhorará e chegamos mesmo a ver um estudo académico que comparava a atenção de um jogador profissional à de um piloto de caças.

4- O Gaming pode ajudar-te a diminuir o tempo de decisão e aumentar a capacidade de realizar várias tarefas ao mesmo tempo. Especialmente na velocidade de resolução de problemas, análise estratégica sem comprometer a exatidão. Sobretudo nos jogos RPG (role play game), terás que tomar decisões pelo teu personagem a assumir as consequências destas mesmas decisões. Pensar antes de agir, rápida e eficazmente.

5- A tua confiança enquanto jogador terá um impacto direto na tua personalidade. Esta é uma das vantagens do mundo Gaming, um jogador feliz será uma pessoa mais confiante e segura de si mesma. Isto aumentará a tua capacidade de enfrentar desafios no dia-a-dia, lidando com problemas e respondendo de forma rápida rápida e sem te deixares intimidar. Em suma, o gaming melhora o processamento visual de informação, o processo de tomada de decisões e o trabalho em equipa.

Gaming: Possíveis impactos negativos?

Será que demasiado jogo ou demasiadas hora à frente de um ecrã não terão consequências negativas para a tua saúde ocular? Sem dúvida e a AOC, marca de gaming e periféricos tem perfeita noção disso mesmo.

A utilização de monitores com redução do flicker, da cintilação ou piscar do ecrã reduz consideravelmente o cansaço ocular durante as sessões de gaming. Nesse sentido, a AOC visa disponibilizar produtos de alta qualidade no mercado de gaming através da sua linha AGON. Aliás, como uma merca líder na produção de monitores, promove ativamente um gaming responsável e saudável.

As ofertas e tecnologias desta marca pretendem manter os gamers saudáveis durante as longas sessões de gaming. Um monitor com uma boa ergonomia ajuda a assegurar uma postura adequada. As tecnologias Anti Blue Light / Low Blue Light da AOC reduzem o extremo azul do espetro, responsável por tensão ocular, dores de cabeça e distúrbios de sono.

Neste aspecto, a tecnologia Flicker Free reduz o efeito de cintilação que pode traduzir-se em fadiga, tonturas e náuseas. A tecnologia i-Care utiliza sensores para detetar a intensidade de luz do quarto e ajusta os níveis de luminosidade de acordo com essa informação para que os olhos dos jogadores não sofram de fadiga quando se ambientam às diferenças de luz. A AOC inova constantemente a tecnologia de monitores para conferir aos gamers a mais envolvente experiência possível e com os máximos benefícios para a saúde!

Claro, é importante manter um estilo de vida equilibrado e nem só de gaming deve estar a tua agenda preenchida. Actividades ao ar livre a pausas periódicas são essenciais. Contudo, o gaming não deve ser visto como algo negativo, existem, como demonstramos, vários benefícios nesta atividade cada vez mais comum.

Outros assuntos relevantes:

Google Pixel 2: São 5 os meus desejos para o próximo smartphone da Google

OnePlus 5: Serão estas as primeiras fotos capturadas com o novo OnePlus?

“Sheeple”: o novo termo para definir os fãs da Apple ou Fanboys!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.