Gamers poderão trocar o seu PC por outras plataformas nos próximos anos

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Um novo relatório da Jon Peddie Research afirma que muitos dos que usam o PC para gaming poderão mudar de ares. Na verdade, este relatório prevê que, nos próximos cinco anos, cerca de 20 milhões destes utilizadores possam migrar para serviços que usem a televisão.

Nos serviços que utilizem a televisão para o efeito podemos incluir as consolas ou as novas plataformas de streaming, como a Google Stadia. Este fenómeno dever-se-á, sobretudo, ao crescendo a que estamos a assistir na proliferação deste tipo de serviços.

Além disso, o mesmo relatório afirma que estagnação que se tem verificado no desenvolvimento de hardware para os PC´s contribuirá para este cenário. Para não falar nas opções de algumas produtoras que parecem dar maior primazia às consolas do que ao PC no lançamento dos seus novos títulos.

Paradigma do gaming poderá mudar nos próximos cinco anos

Enquanto que 20 milhões de migrantes possa parecer um número elevado, as coisas poderão não ser assim tão drásticas. O analista Ted Pollack disse à PCWorld que 20 milhões representam apenas 3% dos 550 milhões que usam o PC para este efeito. Em contrapartida, outras fontes sustentem que o gaming nesta plataforma rondará os 1.3 mil milhões de utilizadores.

Seja como for, os 20 milhões de migrantes será sempre uma pequena percentagem do universo que estamos a considerar. Ainda assim, este fenómeno não deve ser menosprezado pelas entidades responsáveis.

Este é um claro indicador das mudança que têm ocorrido no mundo tecnológico nos últimos anos. Os utilizadores estão cada vez menos presos a uma plataforma e os serviços de streaming serão certamente um potenciador desse paradigma.

Com serviços como o Google Stadia, deixa de ser obrigatório um único dispositivo para jogares os teus títulos. Desde que possuas uma conexão à internet terás acesso aos teus jogos e a todo o progresso neles realizado.

Assim, pouco importa se estás em tua casa ou na casa de um amigo. Desde que tenhas uma conexão com uma determinada velocidade terás acesso aos teus jogos e isso é algo que irá afugentar os jogadores dos PC´s que os obriga a estar presos a um local específico.

Editores 4gnews recomendam:

  • Playstation 5 vai ter “ingrediente secreto”, diz CEO da AMD
  • Harry Potter: Wizards Unite já tem beta mas apenas na Austrália e Nova Zelândia
  • AMD revela data de lançamento das próximas gráficas Navi
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.