Galaxy Z Fold 7 vai surpreender na espessura

Com menos de 9 mm fechado e apenas 3,9 mm aberto, o Galaxy Z Fold 7 deverá ser o dobrável mais fino da Samsung.
Potencial imagem oficial Galaxy Z Fold 7
Créditos: Evan Bass

Incrível espessura de apenas 3,9 mm aberto

A Samsung está prestes a lançar o Galaxy Z Fold 7 e uma das maiores surpresas do novo dobrável é a sua espessura.

De acordo com os "leaks" mais recentes, o smartphone tem 3,9 mm de espessura quando aberto e 8,9 mm quando fechado.

A conformar-se estas medidas, este irá tornar-se no dobrável mais fino de sempre da Samsung.

Para comparação, o Galaxy Z Fold 6 mede 5,6 mm aberto e 12,1 mm fechado.

Ao que tudo indica, o Glaxy Z Fold 7 deverá ser a estrela da próxima apresentação da Samsung, o Galaxy Unpacked marcado para 9 de junho.

Mais fino, mais leve e mais poderoso

Apesar da construção compacta, o Galaxy Z Fold 7 traz um hardware de topo: processador Snapdragon 8 Elite, câmara principal de 200 MP, ecrã AMOLED até 8,2” com brilho de 2600 nits, e suporte para S Pen.

O dispositivo pesa apenas 215 g, sendo até mais leve que muitos smartphones tradicionais como o Galaxy S25 Ultra.

Além disso, a Samsung conseguiu manter uma bateria de 4.400 mAh, com melhorias de eficiência energética graças ao novo chip e ao painel mais inteligente. O carregamento pode ir até 45 W com fios e traz suporte para Qi2 wireless charging.

Teaser oficial Samsung Galaxy fold 7
Teaser oficial Samsung

O mais fino da Samsung mas não o mais fino de todos

2025 parece ser o ano dos dobráveis ultrafinos especialmente no que toca a smartphones dobráveis.

Todas as grandes marcas de smartphones parecem estar a competir pelo design mais fino, algo que em anos anteriores era secundário face à autonomia ou robustez.

O Galaxy Z Fold 7 deverá ser o dobrável mais fino da Samsung, no entanto, a dias do lançamento oficial, a Honor apresentou o Magic V5, com uma espessura de apenas 8,8 mm fechado e 4,1mm aberto.

Este modelo tem, na versão chinesa, uma bateria de 6.100 mAh (contra 4.400 mAh do Z Fold 7) e componentes de topo como o Snapdragon 8 Elite (igual ao esperado no modelo da Samsung), até 16 GB de RAM, certificação IP59 e um sistema de câmaras robusto com zoom periscópio e carregamento rápido de 66 W. Não traz, no entanto, nem o prestígio nem o software da Samsung que ainda fiabiliza vários consumidores.

O Flip 7 também entra na corrida

No mesmo evento de lançamento do Fold, a Samsung também deverá lançar o Galaxy Z Flip 7, que promete vir a ser o flip mais fino de sempre. Terá 13,7 mm de espessura fechado e 6,5 mm aberto, com apenas 188 g de peso.

Flip vs Fold: dois caminhos para a mesma ambição ultrafina

Enquanto o Galaxy Z Fold 7 aposta num formato tipo tablet com ecrã dobrável horizontal, o Galaxy Z Flip 7 segue a abordagem mais compacta e vertical, ideal para quem valoriza portabilidade extrema.

Ambos os modelos seguem a tendência deste ano de uma espessura reduzida, mas com objetivos diferentes:

o Fold 7, com 4,2 mm aberto e 8,9 mm fechado, quer ser um dispositivo de produtividade e consumo multimédia num formato premium.

Já o Flip 7, com 6,5 mm aberto e apenas 13,7 mm fechado, foca-se na leveza (188 g), tornando-se o flip mais fino do mercado (até agora).

São dois conceitos distintos, mas que refletem a mesma ambição da Samsung: criar dobráveis elegantes, finos e funcionais, adaptados a diferentes estilos de utilização.

Mais do que disputar milímetros, os dobráveis de 2025 mostram que o futuro cabe no bolso sem abdicar de potência, autonomia ou design.

Joana Pereira
Joana Pereira
Apaixonada por marcas e tecnologia, a Joana já reconhecia logótipos antes mesmo de saber ler. Hoje, dedica-se a transformar artigos em conteúdos pensados para redes sociais, tornando a informação acessível, atrativa e adaptada a cada plataforma.