
Ainda mal digerimos os novos dobráveis da Samsung, e já começam a surgir fugas de informação sobre os próximos lançamentos da marca: a primeira imagem do Galaxy Tab S11 Ultra acaba de ser revelada.
Neste primeiro momento, vemos alterações subtis, mas que podem marcar uma diferença importante na nova geração de tablets da marca sul-coreana.
Entalhe frontal mais discreto e adeus à câmara dupla
Conforme podemos ver na primeira renderização do Galaxy Tab S11 Ultra, partilhada pelo conhecido leaker Evan Blass, o novo modelo mantém o ecrã AMOLED de 14,6 polegadas, uma característica que tem sido constante na linha Ultra.
No entanto, há uma mudança visível à frente: o entalhe largo que abrigava duas câmaras na geração anterior foi substituído por um entalhe em forma de U, mais discreto. As margens continuam bastante finas, mantendo o look premium, mas o novo entalhe pode dividir opiniões.

Isto porque o novo design pode indicar que a Samsung optou por uma única câmara frontal, possivelmente uma lente ultrawide. A marca pode ter deixado de lado a configuração dupla que trazia mais versatilidade, mas também ocupava mais espaço.
Além disso, os modelos anteriores evocavam uma estética mais próxima dos MacBooks, e o novo design lembra mais a linha Galaxy A, o que não seria problemático, não fosse este tablet dever ultrapassar os 1.000 dólares. O visual ficou um pouco mais modesto, e isso não passará despercebido.
Mudança no alojamento da S Pen levanta dúvidas
Outra alteração está na traseira do tablet. A renderização mostra a tradicional stylus S Pen, mas desta vez, a zona magnética dedicada ao armazenamento e carregamento da caneta foi removida. O espaço por baixo das câmaras traseiras, onde normalmente se encaixava a S Pen, desapareceu da estrutura, pelo menos visualmente.
Há duas hipóteses em cima da mesa: ou a Samsung apenas escondeu o encaixe visualmente, mantendo os ímanes funcionais no mesmo local, ou optou por mover o carregamento da caneta para a lateral do dispositivo, uma abordagem mais parecida com a do iPad.
No entanto, o cenário menos entusiasmante (mas bastante plausível) é o de que a S Pen desta geração já não terá Bluetooth, tal como aconteceu com o Galaxy S25 Ultra e com o Z Fold 7, que chegaram sem suporte à caneta.
Se assim for, poderá significar uma mudança na filosofia da Samsung relativamente ao uso da stylus, o que pode não agradar a todos os fãs da linha.
Lançamento previsto para o início do outono
Ainda sem confirmação oficial, tudo aponta para que o Galaxy Tab S11 Ultra seja apresentado no início do outono, algures entre setembro e outubro. A nova geração da série Galaxy Tab S11 deverá acompanhar este lançamento, completando a oferta da Samsung para o final do ano.
Promoção do dia!