Samsung Galaxy S26 com maior integração com IA Gauss
Muito já foi revelado sobre a série Samsung Galaxy S26, prevista para ser lançada em fevereiro do próximo ano. Mas o rumor mais recente aponta para que a nova geração de topo tenha uma maior integração com o modelo de IA generativa da Samsung Gauss.
A boa notícia desta integração é que a nova série pode chegar com recursos IA exclusivos. Ainda que não esteja a ser dada nenhuma pista sobre o que podem ser estes novos recursos, dado o know-how da Samsung em IA espera-se que sejam suficientemente “sedutores” para conquistar um maior número de compradores.
Outra das vantagens é que aparentemente, com o Galaxy S26, o processamento da IA generativa será feito mais a nível local do que em nuvem. Já se sabe que o benefício desta opção é uma maior privacidade para o utilizador.
O reverso da moeda
Tal como uma moeda tem duas faces, a nova IA generativa da Samsung também tem. E se te falámos até aqui dos benefícios, agora vamos mostrar-te as desvantagens.
Ao efetuar processamentos exigentes diretamente no dispositivo, a Samsung terá de ajustar o “comportamento” dos terminais face aos processos em segundo plano. E isto pode levantar dificuldades aos programadores.
Tal como o leaker chunvn8888 avança a solução será “gerir de forma mais agressiva todas as aplicações que correm em segundo plano. O que, inevitavelmente, vai levar os programadores a ajustar muitas apps.
Mas há também uma consequência direta para os utilizadores. É que os modelos mais antigos, como será o Galaxy S25 no próximo, podem não conseguir receber esses novos recursos IA por não terem o Gauss tão profundamente integrado.
Para que os modelos mais antigos recebam esses recursos, a Samsung terá de ajustar tudo para que o processamento exigente seja feito mais baseado em nuvem do que no dispositivo. E, nesse sentido, as novidades podem demorar a chegar…

