Galaxy S25 sem Exynos, mas Samsung não desiste e pode haver uma surpresa

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 1 min.

Segundo os últimos rumores, nenhum modelo da próxima série Galaxy S25 vai estar equipado com o processador Exynos 2500. Mas a Samsung não desiste do seu chip proprietário e pode integrá-los em outros smartphones inesperados.

Dobráveis da Samsung com Exynos 2500? Pode acontecer

Samsung Galaxy S24
À semelhança do que aconteceu com o Galaxy S24, a série Galaxy S25 deve ser anunciado logo no início do próximo ano Crédito@Samsung

De acordo com os rumores, a Samsung pode não incluir o chip Exynos 2500 na série Galaxy S25 porque este regista uma taxa de rendimento de apenas 55%. Ora o objetivo era chegar aos 70% e parece que a gigante sul-coreana está longe de atingir a meta.

A Samsung precisa de mais tempo para otimizar esta métrica chave e se o conseguir vai integrar o seu chip proprietário, de forma surpreendente, nos próximos dobráveis Fold e Flip e também no Galaxy S25 FE.

Esta é uma estratégia inesperada já que, tradicionalmente, os modelos dobráveis são alimentados por processadores de topo Snapdragon da Qualcomm. Mas parece que, no próximo ano, isso está reservado para a série Galaxy S25 que irá ter todos os modelos equipados com Snapdragon 8 Elite, em todas as regiões do mundo.

Samsung terá de repensar o preço de cada terminal Galaxy S25

Mas isto pode levantar outra questão para a Samsung, uma vez que optar por usar exclusivamente chips Snapdragon vai aumentar os custos de produção.

Para o próximo processador de topo, a Qualcomm está a usar os seus próprios núcleos, sendo que o chip vai usar o processo de 3 nm de segunda geração da TSMC. Tudo junto, e de acordo com o leaker Ice Universe, o Snadragon 8 elite pode ter um aumento de até 20% no seu custo.

Ora esta situação terá de levar a Samsung a pensar muito bem no preço de casa terminal da série Galaxy S25. Para já, são dois os caminhos disponíveis: ou aumentam o preço de venda final de cada modelo ou reduzem a margem de lucro também em cada modelo.

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt