O novo Samsung Galaxy S25 Edge foi recentemente apresentado e o que salta imediatamente à vista de toda a gente é a sua espessura reduzida de apenas 5,8 milímetros. Mas como é que a Samsung conseguiu criar um topo de gama tão fino, mantendo o desempenho e uma câmara de 200MP?
Os vice-presidentes da equipa de design da Samsung, Jiyoung Lee e Hyoungshin Park, vieram agora explicar a filosofia e os desafios por detrás deste novo smartphone A ideia central que guiou a criação do S25 Edge foi o conceito de "Design Essencial".
"Remover todos os elementos desnecessários" foi um dos objetivos
Segundo Jiyoung Lee, que liderou o design do produto, isto significa "remover todos os elementos desnecessários" para alcançar a "forma mais essencial de um smartphone". O objetivo não só bater um recorde de espessura, mas sim perceber que novo valor essa espessura reduzida poderia trazer ao utilizador.
A resposta, para a equipa de design, está na melhoria da usabilidade. Existe uma pega mais natural com uma só mão, menos cansaço no pulso durante o uso prolongado e um ecrã mais imersivo, graças também às molduras mais finas que acompanham o perfil esguio. Para otimizar o conforto, a frente do S25 Edge é plana, enquanto a traseira apresenta uma curva subtil.
A escolha dos materiais e acabamentos (o chamado CMF: Color, Material, Finish) foi essencial para realçar esta espessura e manter a identidade premium da linha Galaxy S. Hyoungshin Park, responsável pelo design CMF, explicou que o titânio premium foi o material escolhido para a moldura lateral, o que acaba por se ligar visualmente à identidade do Galaxy S25 Ultra.
Um dos maiores desafios foi integrar o sistema de câmara de 200MP no equipamento. Jiyoung Lee revelou que a solução passou por aplicar o mesmo tratamento de cor, material e acabamento (CMF) da traseira em vidro ao próprio módulo da câmara. Isto faz com que o módulo se integre de forma mais harmoniosa no design, parecendo uma estrutura unificada em vez de um acrescento saliente.
Já é possível comprar o Galaxy S25 Edge em Portugal desde 1299 €.