Samsung Galaxy J7 (2017) e Galaxy J5 (2017) em todo o seu esplendor!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

A Samsung possui um portfólio recheado de smartphones para todos os gostos, necessidades e orçamentos. Desde os topos de gama da linha Galaxy S e Galaxy Note, aos intermediários da linha Galaxy A. Por último temos os gama de entrada da linha Galaxy J que estarão prestes a receber dois novos membros. O Galaxy J7 (2017) e Galaxy J5 (2017) deverão ser apresentados muito em breve, tendo já sido alvo de várias fugas de informação mas hoje temos algo ainda melhor.

Tanto o Galaxy J7 (2017) como o Galaxy J5 (2017) ainda não foram anunciados oficialmente apesar de já termos visto, por várias vezes, as supostas características técnicas e os renders e aspecto geral de ambos os smartphones. Além disso, a própria marca já chegou, de certa forma, a confirmar a sua existência portanto não deverá demorar muito até que sejam apresentados de forma oficial.

Vê ainda: Rússia, pelo menos assim parece pois temos agora dois vídeos bem detalhados com o Galaxy J7 (2017) e Galaxy J5 (2017). Estes serão os próximos smartphones económicos da gigante sul-coreana e já os podemos ver em todo o seu esplendor. Infelizmente os vídeos não estão legendados mas, se o idioma não for um impedimento para ti, podes até deixar nos comentários um resumo de tudo o que foi dito.

Samsung Galaxy J7 (2017)

Tanto o Galaxy J7 (2017) como o Galaxy J5 (2017) são construídos em metal e partilham o mesmo design, variando essencialmente no tamanho do ecrã e do dispositivo em si. Podemos ver que ambos os equipamentos utilizam a mais recente versão do sistema operativo da Google, o Android 7 Nougat e, ao contrário dos Galaxy J que os precederam, estes Galaxy J7 (2017) e Galaxy J5 (2017) possuem um leitor de impressões digitais ou sensor biométrico.

A nível de características técnicas ou especificações, o Galaxy J7 (2017) vem equipado com uma tela de 5.5 polegadas com resolução 1080p Full-HD. No seu interior temos um processador feito pela própria Samsung, o Exynos 7870 com 8 núcleos de processamento para além de 3GB de memória RAM e 16GB de armazenamento interno expansível através de um cartão de memória microSD.

Na sua traseira temos uma câmara principal de 13MP com flash LED e, na parte frontal, outra câmara de 13MP para todas as tuas selfies, também com um flash LED. Para manter o Galaxy J7 (2017) teremos uma bateria de 3600mAh o que me parece ser uma excelente capacidade. No geral, o Galaxy J7 (2017) parece-me um equipamento de gama-média muito capaz.

Samsung Galaxy J5 (2017)

Este Galaxy J5 será o "irmão" mais pequeno do Galaxy J7 (2017) e utilizará o mesmo processador Exynos 7870 com as mesmas câmaras de 13MP na traseira e na parte frontal. Contudo, o seu ecrã será de 5.2 polegadas com resolução HD 720p e terá 2GB de RAM (com 16GB de memória interna expansível através de um cartão microSD.) A sua bateria também será um pouco menor mas apresenta uma boa capacidade de 3000mAh.

Preço e datas - Galaxy J7 (2017) e J5 (2017)

De momento ainda não sabemos quando é que os Galaxy J7 (2017) e Galaxy J5 (2017) serão apresentados oficialmente mas creio que será muito em breve. Ambos os smartphones deverão reforçar esta linha Galaxy J e deverão ser distribuídos por todos os grandes mercados mundiais à semelhança dos seus antecessores. Estes smartphones possuem traços características da marca como o botão central "Home" e os botões capacitivos de navegação. Contam ainda com os botões de seleção de volume na sua lateral esquerda e o típico botão On/off na sua lateral direita.

Um aspecto que se destaca no seu design são as linhas de antena presentes na sua traseira. Possuindo um acentuado arco, as linhas parecem ser construídas em plástico e são necessárias para que tanto o Galaxy J7 (2017) como o Galaxy J5 (2017) - ou qualquer outro smartphone maioritariamente construído em metal - tenha uma boa recepção de rede. Já as suas câmaras traseiras não apresentarão qualquer saliência, estando perfeitamente incorporadas com o design de todo o painel traseiro dos novos equipamentos.

O preço dos Galaxy J7 (2017) e J5 deverá manter-se na casa dos $200 a $300 dólares consoante o modelo e mercado a que os smartphones se destinem. Este ano a sua qualidade de construção está, mais uma vez, aprimorada e utiliza agora o metal. Deverão estar disponíveis em várias cores, desde o Azul claro, Rosa Dourado, Cinza e Dourado. A sua chegada aos mercados ocorrerá durante este Verão, pouco após a sua apresentação oficial.

Os equipamentos da gama de entrada da Samsung sempre foram bastante populares. Aliás, são dos smartphones mais vendidos um pouco por todo mundo e, apesar de não serem os mais rentáveis para a marca, ajudam a espalhar o seu nome. Não tenho dúvidas que de tanto o Galaxy J7 (2017) como o J5 serão bem recebidos, contando ainda com o Galaxy J3, o mais pequeno e económico da nova linha J. Destaca-se a sua qualidade de construção e o seu aspecto mais elegante. Serão, sem dúvida, uma boa alternativa para quem procura um smartphone mais em conta ou simplesmente não precisa - ou não quer - comprar um smartphone topo de gama.

E tu, o que achas destes novos Galaxy J7 (2017) e Galaxy J5 (2017)? Qual seria o preço ideal para estes novos Samsung?

Outros assuntos relevantes:

Samsung Galaxy S8 vs Galaxy S7 – O que mudou?

iPhone 8 poderá contar com um Touch ID debaixo do seu ecrã OLED

Vídeo revela os planos iniciais para os Lumia 950 da Microsoft

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.