Muito se fala das baterias de grafeno para os smartphones ou até carros elétricos. Tudo indica que o grafeno conseguirá, mais cedo ou mais tarde, dar autonomia aos nossos gadgets, contudo, a espera está a ser maior do que se espera.
Assim sendo, especialistas vão tentando inovar o que há já construído. Ao que parece, os cientistas e pesquisadores da Universidade de Monash University na Austrália, conseguiram construir uma bateria de lítio e enxofre que nos dará uma autonomia consideravelmente maior.
Bateria num smartphone para 5 dias
A promessa é arrojada. Os pesquisadores acreditam que a bateria conseguirá ser 5 vezes mais capaz do que as atuais baterias dos smartphones.
Assim sendo, quase que apostam que conseguirão fazer com que a bateria de um smartphone, que normalmente dura um dia de utilização, chegará aos 5 dias com uma utilização normal. Tudo isto sem danificar a bateria ou influenciar a duração no tempo de carregamento.
Carros elétricos também são o motivo da preocupação para uma nova bateria
Com o crescimento de vendas dos carros elétricos, os pesquisadores e cientistas procuram o Santo Graal. Ou seja, encontrar a perfeita tecnologia que dará a um automóvel elétrico uma autonomia idêntica a um carro de combustível fóssil. Ademais, procura-se ainda uma tecnologia que faça com que este carregamento seja tão rápido quanto ir ao posto de gasolina e abastecer.
Não será fácil o caminho a percorrer, porém, os prognósticos tem sido positivos. Um dos professores responsáveis do projeto refere que este tipo de tecnologia é mais limpo, mais barato e que trará uma nova economia à Austrália.
Esperemos apenas que Portugal, que também conta com uma boa reserva de lítio não esteja a pensar depender muito dos serviços de outros países. Temos tudo para voltar a ser um dos países mais relevantes no mundo com o crescimento da procura do lítio.
Editores 4gnews recomendam:
- Tesla rebenta com a Nissan e é quem mais vende carros elétricos em Portugal!
- WhatsApp: Cuidado com o vírus de "final de ano" na aplicação!
- Os 10 carros elétricos mais vendidos em Portugal em 2019