Futebol e Tecnologia: Premier League vai ter mais precisão nos foras de jogo

Luís Guedes
Luís Guedes
Tempo de leitura: 2 min.

A tecnologia é cada vez mais usada no futebol. Tanto é que, a partir da temporada 2024-25, a Premier League vai passar a usar a tecnologia de fora de jogo semiautomático (SAOT). Desta forma, será mais fácil avaliar jogadores em posição irregular.

De acordo com a liga inglesa de futebol, o recurso deverá ser introduzido em setembro ou outubro. Tal acontecerá após as pausas internacionais. Recorde-se que o recurso foi usado, pela primeira vez, no Campeonato do Mundo 2022, no Catar.

Como refere a BBC, o SAOT conseguiria aumentar o tempo útil de um jogo de futebol. Isto porque se estima que a tecnologia de fora de jogo consiga reduzir o tempo de verificação do VAR em 31 segundos.

Segundo a Premier League, esta nova ferramenta “proporcionará uma colocação mais rápida e consistente da linha de impedimento virtual, com base no rastreamento ótico do jogador”.

Sobre a nova tecnologia a ser introduzida, a principal liga de futebol inglês acrescenta que a SAOT “produzirá gráficos de transmissão de alta qualidade para garantir uma experiência aprimorada no estádio e na transmissão para os torcedores” (via BBC).

Apesar deste recurso começar a ser introduzido, a decisão final em relação às jogadas vai continuar a pertencer ao árbitro. Isto porque, em muitas situações, um jogador pode estar fora de jogo, mas não interferir com a jogada, entre muitos outros cenários possíveis.

Houve um jogo, este ano, entre Liverpool e Tottenham que gerou grande polémica

Fora de Jogo Premier
Imagem Ilustrativa (via Copilot AI)

No mundo do futebol, a utilização do VAR não é assim tão antiga quanto isso. No entanto, apesar desta tecnologia recentemente introduzida, as polémicas mantêm-se, em relação a casos de fora de jogo.

Na Premier League, ainda este ano, houve uma situação que gerou bastante polémica, num jogo entre o Liverpool e o Tottenham. Na altura, houve um golo de Luis Diaz, perfeitamente legal, mas que, por lapso, foi invalidado pela equipa de arbitragem. Isto mesmo depois de ter sido consultado o VAR.

Para alguns especialistas, a decisão peca por tardia. No entender de Simon Stone, jornalista desportivo da BBC, a ferramenta devia ser utilizada na Premier League, já nesta temporada.

De qualquer forma, a liga informa que a tecnologia já foi devidamente testada e terá a capacidade de eliminar cerca de 31 segundos de espera. A nova introdução não significa que se possa eliminar o erro a 100%, mas é expectável que a taxa de acerto aumente.

Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.