Fundadores da produtora de Cyberpunk 2077 perderam mais de mil milhões de dólares

Abílio Rodrigues
Abílio Rodrigues
Tempo de leitura: 2 min.

Depois de anos de antecipação, Cyberpunk 2077 foi lançado e rapidamente se tornou numa das maiores desilusões de um ano que nos preparou para quase tudo.

Para além de todos os problemas que o jogo ainda apresenta, a Bloomberg avança que os fundadores do estúdio responsável pelo jogo, a CD Projekt RED, perderam mais de mil milhões de dólares, fruto de uma desvalorização das ações da companhia em bolsa.

Queda em bolsa leva a penalização superior a mil milhões

Mesmo que o jogo se tenha pago no segundo imediato após o lançamento, graças ao valor gerado pelas pré-compras, as ações da CDPR caíram a pique durante a semana que passou.

Segundo analistas do BOS Bank SA, o lançamento de Cyberpunk 2077 representa uma enorme mancha na reputação da CD Projekt RED, assim como na dos seus gestores. Numa questão de dias, a CDPR passou de ser o estúdio mais respeitado ao mais desdenhado, dificultando a tarefa de recuperar a confiança dos consumidores.

Os três principais executivos, Marcin Iwinski, Adam Kicinski e Piotr Nielubowicz juntaram-se ao grupo dos mais ricos da Polónia graças ao valor das ações do estúdio antes deste lançamento, e têm agora a árdua tarefa de reestruturar o jogo e assim recuperar crédito junto da comunidade que sempre os apoiou.

Lançamento de Cyberpunk 2077 pode ter consequências a longo prazo

O futuro da CD Projekt RED antevê-se complicado, uma vez que depende muito da forma como conseguem, ou não, satisfazer os jogadores com as prometidas correções ao jogo.

As previsões de vendas a um ano caíram de 30 para 25 milhões de cópias, com a queda vertiginosa das ações a terminar apenas durante o dia de ontem.

Várias agências como a Morgan Stanley e Barclays Plc apontam agora para uma componente multi-jogador como única forma de salvação para o jogo e para o estúdio, mas isso pode levar algum tempo a chegar.

A CDPR havia já comunicado que o multiplayer e conteúdo adicional seriam discutidos apenas em 2021, mas a estratégia pode mudar já a partir do primeiro trimestre do próximo ano, altura pela qual estão previstas duas grandes atualizações para Cyberpunk 2077.

Editores 4gnews recomendam:

  • Ray Tracing na Nintendo SNES? Sim é possível!
  • Among Us chega oficialmente à Nintendo Switch com novidades
  • Funcionários de retalhista apanhados a 'desviar' stock da PS5 (vídeo)
Abílio Rodrigues
Abílio Rodrigues
Apaixonado por tecnologia desde que montou o seu primeiro computador, continua em fase lua-de-mel com tudo o que envolva um processador e permita umas sessões videolúdicas.