Funções exclusivas do Android 7.1.2 para o Motorola Moto G4, G4 Plus, Moto Z e Z Play

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

Em 2016 a Motorola lançou alguns dos seus smartphones mais populares. Sob a coordenação da Lenovo tivemos os Motorola Moto G4 Plus e Moto G4 para a gama média e o Moto Z (e Moto Z Play) para a gama mais alta. Estes equipamentos já contam com o Android 7.0 Nougat mas, em breve, deverão receber o Android 7.1.2 com bastantes novidades para todos estes equipamentos.

Segundo consta, a Motorola atualizará os Moto G4 e G4 Plus diretamente para o Android 7.1.2, saltando assim o 7.1. Esta nova versão do Android já está disponível para vários dispositivos Google Nexus e para os Pixel.

A versão final, preparada para o público, pode chegar a vários Motorola até ao final deste mês de março. Contudo, a data mais provável será abril. Até lá já podemos elencar várias das novidades e recursos exclusivos para os smartphones da Motorola.

Novidades para os Motorola:

1 - Teremos, entre outras novidades, um teclado Google renovado com mais emojis e um novo teclado de imagens, o Google Image Keyboard. Em boa verdade, este teclado de imagens mais não é do que uma atualização para o Google Keyboard convencional. Permitirá aos utilizadores enviarem GIF's diretamente pelo teclado em várias aplicações de mensagens instantâneas. Desde o Google Algo ao Messenger do FB.

2 - Termos novos "Live Wallpaper's" ou papeis de parede animados para os smartphones Motorola. O utilizador poderá definir vários papeis de parede animados para o ecrã de bloqueio (tela) ou para o ecrã inicial. Em suma, mais personalização para o teu smartphone.

3 - Igualmente importante será a maior rapidez no reconhecimento de toques no ecrã ou tela dos Motorola. De acordo com o feed-back dos utilizadores das versões de teste, o Android 7.1.2 está muito mais expedito no reconhecimento dos toques no ecrã. A latência de toque foi bastante melhorada para que o teu dispositivo reaja mais rapidamente aos teus comandos.

Vê também: Samsung Galaxy S8 - Tudo o que sabemos!

4 - Outra das novidades do Android 7.1.2 para os Motorola é a possibilidade de criar atalhos de aplicações (Apps) no ecrã (tela) inicial do dispositivo. Isto é, os utilizadores poderão criar atalhos específicos no ecrã inicial, bastando para isso pressionar algum tempo a aplicação em questão que te apresentará a possibilidade de criar atalhos para as suas funcionalidades. Por exemplo, podes criar um atalho do FB Messenger no ecrã inicial para a opção de criar uma nova conversa de grupo.

5 - Temos também uma nova aplicação da câmara fotográfica. Nova interface (UI) e novas funcionalidades com melhorias significativas em relação às versões anteriores, bastante básicas. Algumas das novidades e novas funcionalidades para as câmaras dos Motorola são o modo de Exposição Automática, Modo de Grade no visor, Bloqueio Inteligente, entre outros. A Interface da câmara está bem mais completa no Android 7.1.2 Nougat.

6 - Terás direito ao Botão Reiniciar para os Motorola. Ao pressionar o botão On/Off (vulgo botão Power) aparecerá um menu com a opção de Reiniciar o dispositivo. Funcionalidade que chegou definitivamente ao Android Nougat na sua versão 7.1.

7 - Poderás ativar os gestos para o leitor de impressões digitais (sensor biométrico). Ativando esta opção poderás consultar as tuas notificações ao deslizar o dedo no leitor, fazendo assim baixar a barra de notificações. Esta função já existe no Google Pixel e chegará agora aos Motorola com a atualização para Android 7.1.2 Nougat.

Por último terás ainda as típicas correções de bugs (erros) e várias otimizações de desempenho para os equipamentos data marca. A versão final do Android 7.1.2 Nougat deverá chegar aos Motorola Moto G4 e G5 Plus a partir de junho. Antes disso teremos o habitual período de testes (soak tests). As datas oficiais serão publicadas em breve, fica atento!

Outros assuntos relevantes

Xiaomi Mi 6 manterá a tradição de preços baixos da marca

Nokia topo de gama com câmara Zeiss? Parece que sim!

Android O: Personalizar o tom de toque é agora muito mais simples!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.