A sensivelmente uma semana da conferência WWDC 2024, os olhos dos fãs da Apple já estão postos no evento. Aí, espera-se que seja anunciado o iOS 18 com um grande foco em funcionalidades de Inteligência Artificial (IA).
Contudo, surge agora um dado que certamente irá desanimar alguns fãs e utilizadores do iPhone. Segundo o que avança Mark Gurman, as funcionalidades de IA do iOS 18 não funcionarão em todos os smartphones que receberão o novo software.
IA do iOS 18 só funcionará no iPhone 15 Pro e acima
O conhecido jornalista da Bloomberg refere que as funcionalidades de IA a chegar com o iOS 18 só funcionarão com um iPhone 15 Pro ou acima. Ou seja, mesmo que tenhas um iPhone 15 ou iPhone 15 Plus, não terás acesso a estas opções.
Em rigor, Gurman avança que as funcionalidades locais de IA no iOS 18 só funcionarão nos modelos mais potentes da Apple. Algo que certamente estará relacionado com o processador em causa.
Tal como ele aponta também, esta será mais uma forma de a Apple encorajar os seus utilizadores a comprarem os modelos mais recentes do iPhone. Ainda assim, é uma grande mudança de paradigma para o iOS, já que este tem a fama de suportar os iPhone por muitos anos.
Com o iOS 18, no entanto, a experiência de utilização não será a mesma entre todos os modelos do iPhone compatíveis. Mas deixar modelos ainda bastante competentes, como os iPhone 14 Pro e Pro Max, fora da lista irá certamente suscitar o descontentamento de muitos utilizadores.
Inteligência Artificial no Mac e iPad só com o processador M1
Já no que concerne às funções de IA para os segmentos Mac e iPad, as notícias não são tão desanimadoras. Segundo Mark Gurman, estas necessitarão de um processador M1 ou superior.
Importa relembrar que o M1 foi apresentado pela Apple em 2021. Portanto, se compraste um modelo iPad ou Mac nos últimos três anos, podes estar descansado, pois terás acesso às novidades de Inteligência Artificial da norte-americana.
Ao que tudo indica, a Apple está a trabalhar com a OpenAI (dona do ChatGPT) para o desenvolvimento das suas funcionalidades de IA. Esperam-se funções como sumários de memorandos de voz, sumários de notificações, edição de fotografias com IA, uma Siri mais competente e muito mais.
Todas as novidades deverão ser apresentadas pela Apple no dia 10 de junho, no contexto da WWDC. Portanto, temos muitas razões para estar atentos a este grande evento anual da Apple.